TRANSbike: Efeitos da Terapia hormonal e a Bicicleta

TRANSbike: Efeitos da Terapia hormonal e a Bicicleta.

Olá amantes da bike! Meu nome é Danny Ventura, mulher transexual, biomédica e conselheira fiscal da rede Bike Anjo.

E vou contar um pouco da minha experiência dos 3 primeiros meses de terapia hormonal e o pedalar aqui em Belém do Pará, onde moro.

Mas antes, é importante definir o que a hormonioterapia cruzada que segundo o Conselho Federal de Medicina é “a forma de reposição hormonal na qual os hormônios sexuais e outras medicações hormonais são administradas ao transgênero para feminização ou masculinização, de acordo com sua identidade de gênero” CFM

Que no meu caso, ocorre uma terapêutica visando o bloqueio da testosterona e aumento dos hormônios femininos como o estradiol que provocam várias mudanças corporais como:

  • Aumento da sensibilidade da pele, principalmente ao sol e maior chance de assaduras ao pedalar, devido ao atrito/roçar dos pelos pubianos, da região anal e da parte interna da coxa entre eles e entre eles e a calcinha para pessoas transgêneras.
  • Aumento de cãibras, pois alguns medicamentos usados como bloqueadores de testosterona também podem reduzir os níveis de potássio no sangue. 
  • Inchaço e aumento dos seios e de sua sensibilidade que ocasionam um  grande incômodo durante o pedalar, principalmente em vias com asfalto irregular ou com buracos.
  • E a perda de força ocasionada pela baixa dos níveis de testosterona.

Contudo, todas essas mudanças corporais podem ser ajustadas tanto com pequenas mudanças de hábitos e ajustes na magrela.

Como o uso de protetor solar e depilação com gilete ou cera da região pubiana, anal e entre coxas, além do hidratante para evitar as assaduras. Para mais dicas baixe o E-book das Bike Anjas.

Para evitar as cãibras podemos comer alimentos como banana e tomar água de côco no dia a dia.

 Veja mais dicas de como previnir cãibras

Já para evitar o incômodo nos seios é importante escolher um top de tamanho adequado e que dê sustentação ao seu seio em crescimento.

No caso da perda de força o recomendado é manter a carga de exercício físico ou aumentá-la. Contudo, ajustes na bike também ajudam bastante, tais como:

Lubrificação da corrente e sistema de marcha, cubos de rolamento e ajuste da altura do banco, a fim de promover maior conforto ou forçar em subidas, por exemplo.

Entenda um pouco mais sobre o sistema de marcha e a corrente

E com essas dicas me despeço de vocês, até a próxima 😘

Danny Ventura Bike Anja

 

 

Lembrando sempre, faça sua transição com acompanhamento médico multidisciplinar. procure as unidades de referência do SUS de sua região.

 

 

#transgênero #bikeanjes #bikeanjas #bikeanjo

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support