Dia Nacional do Ciclista e a Busca por uma Mobilidade Segura e Sustentável

Reflexões sobre o Dia Nacional do Ciclista e Desafios para um Trânsito mais Seguro no Brasil

Dia Nacional do Ciclista

O Dia Nacional do Ciclista: Uma Homenagem e um Chamado à Reflexão

No dia 19 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Ciclista no Brasil, instituído pela Lei nº 13.508 de 2017. Essa data não apenas recorda a memória de Pedro Davison, ciclista que perdeu a vida em um sinistro de trânsito, mas também como um convite à reflexão sobre a segurança viária e a mobilidade sustentável. Este dia é mais do que uma simples comemoração; é um momento para repensarmos nossas atitudes no trânsito e a necessidade de proteger aqueles que optam pela bicicleta como meio de transporte.

Reflexões sobre a Segurança no Trânsito: Desafios e Metas

O Dia Nacional do Ciclista (19 de agosto) traz a oportunidade para refletir sobre a segurança viária nas nossas cidades. A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, com o objetivo de reduzir significativamente o número de mortes e lesões no trânsito até 2030. No Brasil, o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) foi criado para enfrentar esse desafio, com a proposta de reduzir pela metade os índices de mortalidade no trânsito. 

Conheça os Seis Pilares da Segurança Viária: Um Guia para a Ação (PNATRANS,2021)

  1. Gestão da Segurança no Trânsito;
  2. Vias Seguras;
  3. Segurança Veicular;
  4. Educação para o Trânsito;
  5. Atendimento às Vítimas; e
  6. Normatização e Fiscalização.

Esses pilares buscam orientar a melhoria da segurança nas estradas, com foco não apenas na infraestrutura, mas também na conscientização, na formação e no atendimento em casos de acidentes.

A Importância da Redução de Velocidades: Um Passo para a Segurança

A alta velocidade dos veículos é um grande problema  para a segurança no trânsito das cidades brasileiras. A sociedade civil organizada através das organizações: UCB, Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Instituto Alana, e Instituto Caminhabilidade, tem mobilizado o debate para promoção da readequação das velocidades máximas, reconhecendo que limites mais baixos podem salvar vidas. O texto base para o projeto de lei PL 2789/2023 propõe alterações significativas no Código de Trânsito Brasileiro, como a fixação de velocidades mais baixas em áreas urbanas e a utilização da velocidade média para fiscalização.

O Futuro da Mobilidade:
Rumo a um Sistema Seguro

#SegurançaViária #MobilidadeSustentável #DiaNacionaldoCiclista

Os princípios de um Sistema Seguro de Mobilidade estabelecem que nenhuma morte no trânsito é aceitável, e destacam a responsabilidade compartilhada por todos os envolvidos no planejamento, construção, gestão e uso das vias e veículos. Essa abordagem prioriza a segurança, reconhecendo que erros humanos são inevitáveis e buscando minimizar seu impacto. Além disso, a mobilidade segura desempenha um papel crucial na redução da pobreza, desigualdades e impactos ambientais.

O Dia Nacional do Ciclista (19 de agosto) é uma data importante para honrar a memória dos ciclistas que perderam a vida no trânsito e refletir sobre como podemos tornar nossas ruas e estradas mais seguras para todes. Com a 2ª Década de Ação pela Segurança no Trânsito em andamento e iniciativas como o PNATRANS (Lei N°13.614/2018) e o projeto de lei PL 2789/2023,  que sinaliza para ações efetivas na segurança viária e estamos caminhando na direção certa para alcançar uma mobilidade mais segura e sustentável. Cada um de nós tem o papel de desempenhar, seja como ciclista, motorista, pedestre,  legislador ou gestor público. Juntos, podemos construir um futuro onde nenhuma morte no trânsito seja aceitável e  a mobilidade seja verdadeiramente cuidadosa para todos.

 

Junte-se à conversa sobre segurança viária e mobilidade sustentável em sua cidade. Compartilhe suas ideias e apoie iniciativas como o PL 2789/2023 para construir um trânsito mais seguro e cidades mais habitáveis para todes. 

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support