Dia Nacional do Ciclista

O Dia Nacional do Ciclista está para além de uma data apenas comemorativa, pois traz consigo uma reflexão: A data foi escolhida em memória de Pedro Davison, ciclista e biólogo brasiliense que foi vítima de um sinistro de trânsito no dia 19 de agosto de 2006. Pedro não é o único a nos deixar por conta da violência no trânsito, entretanto a data deve marcar não apenas a dor e a tristeza pelas perdas, mas a vontade de construir cidades mais seguras e a luta por mais empatia no trânsito.

A ONG Rodas da Paz de Brasília (DF) nasceu com o objetivo de reagir à violência e ao crescente número de acidentes e mortes no trânsito do Distrito Federal, e teve atuação fundamental para que a LEI Nº 13.508 passasse a existir e instituir o dia 19 de agosto como o Dia Nacional do Ciclista.

Desde 2017, este dia se tornou símbolo da reflexão sobre respeito e segurança no trânsito e de promoção do uso da bicicleta como meio de transporte sustentável.

“O Dia do Ciclista é ato político. Teve sua origem, mas não é a ela que se volta e sim à defesa do direito de o ciclista ter sua mobilidade segura e respeitada. O foco está na construção e não nas tragédias de tantas perdas. A mensagem é de mobilização e futuro” disse Persio, pai de Pedro Davison à Agência Brasil.

A fim de gerar visibilidade às pessoas que pedalam em todo o país, neste ano convidamos bike anjes da nossa rede a nos enviar uma foto e uma frase ou um pedido, que inspirem o modo de pensamento sobre a importância do diálogo e de construção de políticas públicas sobre segurança para ciclistas nas ruas brasileiras.  Pedalar vai muito além de lazer, é um esporte, mobilidade urbana e uma das garantias de acesso à cidade.


E você, o que deseja para nossas cidades neste 19 de agosto?

#pedrodavison #raulvive #marinapresente

 

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support