19 de agosto | Dia Nacional do Ciclista | Conheça a Data

O Dia Nacional do Ciclista é uma homenagem póstuma ao ciclista e estudante de Biologia Pedro Davidson, conquistada pela Rodas da Paz de Brasília (DF). Desde 2018, o dia 19 de agosto se tornou símbolo da reflexão sobre respeito e segurança no trânsito e de promoção do uso da bicicleta como meio de transporte sustentável.

A Bike Anjo é uma rede de pessoas que acreditam na bicicleta como uma ferramenta para a transformação das pessoas e das nossas cidades. Para nós, quanto mais pessoas pedalando, melhores serão as nossas cidades, com mais ciclistas, mais pessoas nas ruas, praças e parques, mais ciclovias/faixas/rotas, mais segurança e empatia!

Usar a bicicleta nos remete à infância ou a um momento esportivo. Mas não pense que bike é coisa apenas de esporte não, tem muita mais gente que usa a magrela por aí! Segundo a pesquisa do Perfil do Ciclista de 2018, a maioria dos ciclistas usam a bike para chegar até o trabalho! Pois é, tem ainda quem usa para passear, fazer compras, fazer exercícios, estudar, e até quem usa bike como ferramenta de trabalho, como é o caso de quem trabalha com entregas.

E as bikes ainda movimentam o mercado! Segundo a pesquisa Economia da Bicicleta realizada pela ong Aliança Bike e LabMob/URFJ só em 2018 o setor de bicicleta no Brasil produziu mais de 5 milhões de bicicletas, o que revela toda a cadeia produtiva e geração de empregos por trás da bike, que impacta ainda na produção de pesquisas no trabalho de organizações voltadas para esse setor. Com a Pandemia em 2020, as vendas de bicicleta tiveram um aumento de de 118% em comparação com o mesmo período de 2019, segundo a Aliança Bike, além do aumento registrado no uso em diferentes cidades pelo Brasil e do mundo, quando a OMS estimulou que as pessoas pedalassem devido ao baixo risco de contaminação e possibilidade de prática individual.

Lembramos ainda que a prática regular da bicicleta auxilia a reduzir riscos de pressão alta, problemas respiratórios, diabetes, obesidade, colesterol e problemas cardíacos, segundo . A Pesquisa de Impacto do Uso da Bicicleta na Cidade de São Paulo e Rio de Janeiro traz também esses dados informando também sobre a economia ao SUS com a redução de internações por problemas de saúde! 

“Os ciclistas são hoje responsáveis por uma redução de 3% de todo CO2 emitido com transporte na cidade e esse número poderia chegar até a 18% se as pessoas usassem mais a bicicleta em trajetos considerados ‘pedaláveis’ – trajetos de até 8km ou aproximadamente 30 minutos pedalando” – Estudo Impacto Social do Uso da Bicicleta em São Paulo, CEBRAP*, 2018

 

Bom, motivos não faltam pra tirar a magrela de casa e pedalar por aí! Mas como fazê-la com segurança?

 

Na Bike Anjo temos algumas dicas de como sair de bike, na nossa Cartilha De Bike Ao Trabalho lançada em Maio de 2021.

Ação para não-ciclistas

Grande Material dos pequenos gestos 

E como diria o incrível Raul Aragão: “Pedalar é suave, perigoso é dirigir feito doido”

Fontes:

Pesquisa Perfil do Ciclista 2018

A Economia da Bicicleta no Brasil

https://aliancabike.org.br/vendas-2020/

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support