CARTA DE POSICIONAMENTO POLITICO NAS ELEIÇÕES 2022

CARTA DE POSICIONAMENTO POLÍTICO ELEIÇÕES 2022

Em relação do atual contexto político brasileiro nas eleições presidenciais de 2022, a Bike Anjo vem a público reafirmar nosso posicionamento apartidário, entretanto consideramos que a questão hoje não é apenas partidária, mas é de defesa da vida. A bicicleta é uma ferramenta de transformação das ruas, e as cidades que a rede Bike Anjo quer construir são diversas e  inclusivas, que defendem a saúde, educação e cultura para todas as pessoas sendo assim, nosso trabalho de promoção do uso da bicicleta e de educação no trânsito é um ato político.

O governo atual declara continuar adotando políticas genocidas, machistas, misóginas, racistas, lgbtfóbicas, aporofóbicas, etaristas, xenofóbicas, pedófilas, e religiosamente intolerantes. Através da promoção do medo e do ódio entre os cidadãos, a campanha é baseada em fake news (em bom português, mentiras) e na falta de transparência  quanto a desvios, corrupção e orçamentos secretos, que não possuem direito de ser investigados.

Manifestamos publicamente nossa indignação com a dimensão da corrupção, o impedimento de investigações contra práticas corruptas e a falta de transparência em orçamentos secretos que sangram nosso país. Sem respeito ao ser humano, cujos direitos devem ser plenamente preservados. Apoiamos o Estado Democrático de Direito e somos firmes em repudiar qualquer governo fascista, neonazista, genocida e/ou ditatorial.


Consideramos essencial a defesa de políticas públicas que vão ao encontro com nossos valores e, por isso, são essenciais para serem lembrados e divulgados, sendo eles: Leveza, Respeito à Diversidade, Horizontalidade, Consenso com Bom Senso, Apartidarismo e Leveza Política, Humildade e Comprometimento.

  • LEVEZA: Respeito e preservação da democracia, no exercício da empatia para com demais pessoas e realidades diferentes da sua própria. Somos contrários à violência de todo e qualquer tipo, como por exemplo, a política de incentivo e/ou flexibilização do armamento da população civil.

  • RESPEITO À DIVERSIDADE: No combate de qualquer tipo de preconceito pessoal e/ou social. A exemplo da intolerância religiosa (Lei nº 10.825/2003; lei de liberdade religiosa), racismo  (Lei nº 7.716/89), LGBTPQIAFNfobia (Lei nº 7.716/89; ADO 26/DF STF), não aceitamos comportamentos violentos que reproduzam discriminação por raça, orientação sexual, gênero, religião, ideologia, origem étnica, diversidade funcional, aparência ou qualquer outro tipo de discriminação.

  • HORIZONTALIDADE: Buscamos possibilitar a participação de todas as pessoas de maneira igualitária e por isso defendemos a importância de nos posicionarmos a favor de espaço para pessoas da periferia e contra qualquer tipo de preconceito de raça ou classe. Defendemos a liberdade de expressão (Lei nº 5.250/67) e somos contrários a expressões que incitem a subversão da ordem política (ex: ataque ao STF e imposições ditatoriais; Lei nº 5.250/67 art. 14).

  • CONSENSO COM BOM SENSO: Acreditamos que a construção de ideias e debates devem servir à sociedade. Antes de fazer uma comunicação, verifique se as informações são verdadeiras e busque compreender os demais lados da discussão. As notícias falsas atrapalham o processo de tomada de decisões e por isso consolidamos nosso repúdio às fake news (Lei nº 5.250/67 art. 16).

  • APARTIDARISMO E LEVEZA POLÍTICA: Acreditamos na importância de não defender partidos e políticas públicas de forma pessoalizada, mas nos declaramos terminantemente contra governos com características fascistas, genocidas e com características ditatoriais que impedem a democracia e o exercício da cidadania, incluindo o exercício de ativismos como a própria rede Bike Anjo, um representante da sociedade civil.  

  • HUMILDADE: Defendemos a democracia, o reconhecimento do papel da sociedade civil para a construção de cidades melhores, mais humanas e sustentáveis. Reconhecemos e acatamos as decisões tomadas pelo grupo, exercitamos a capacidade de mudar e entendemos que a forma e o conteúdo do que  comunicamos precisa ser de forma responsável e que não deve conter preconceitos e/ou agressões a terceiros. E caso haja, precisamos ter a humildade de reconhecer nossos erros, modificar nossa postura e se retratar.

  • COMPROMETIMENTO: Incentivamos o comprometimento e a responsabilização social com o meio ambiente, a saúde da população e acesso à educação e cultura. Somos contra as políticas de desmonte da educação pública,  incentivamos investimentos ao SUS e à saúde pública, reforçando a importância das campanhas de vacinação, distribuição de medicamentos e investimento em pesquisa da área de saúde, enaltecendo instituições tão importantes na área e de destaque mundial como Fiocruz e Butantã. Destacamos a importância da manutenção da gratuidade desses serviços para a população. Também apoiamos políticas públicas de preservação da Amazônia e demais florestas e biomas locais, que defendam os direitos dos povos originários, como indígenas, e contra as políticas recentes de desmatamento e flexibilização de leis que permitem o garimpo ilegal.

Conheça nossa carta de valores completa AQUI 

 

Ass: Rede Bike Anjo

26/10/2022

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support