Carta de Valores

A Bike Anjo é uma rede de pessoas que acreditam na bicicleta como uma ferramenta para a transformação das pessoas e das nossas cidades. Para nós, quanto mais gente pedalando, melhores serão as nossas cidades.

A Bike Anjo é:

Uma corrente do bem
Uma rede orgânica, espontânea, colaborativa e altruísta sem fronteiras
Difusores dos benefícios da bicicleta e de cidades mais humanas

Esta carta de valores foi construída colaborativamente pela Articulação Nacional e Articulação Pedivela da Bike Anjo, utilizando discussões de valores debatidas no 1º Encontro Nacional da Bike Anjo e a carta de valores da Bike Anjo DF e apresentando orientações de práticas fundamentais para a boa convivência entre os membros da rede e parcerias, seja no âmbito local, nacional ou internacional.
Este documento é vivo e poderá ser atualizado pela/os voluntária/os à medida que surgirem novas necessidades, sendo a última atualização em 2021.

O mais importante é que ele seja significativo para você, que, ao lê-lo, você sinta um grande abraço do grupo e muita inspiração para colaborar com o bem coletivo da melhor forma possível!

Praticamos uma comunicação não violenta. Muitas vezes expressamos nossas opiniões de forma muito incisiva e podemos invadir, mesmo sem querer, o espaço da outra pessoa de forma agressiva. Quando sua opinião for divergente, exponha seus argumentos de forma leve e compreensiva. Uma boa dica: quando pensar em começar uma frase com “Mas…”, use “E…” para somar, em vez de divergir. 😉

Procuramos respeitar sempre os limites das pessoas. Cada qual tem sua opinião e uma trajetória de vida singular.

Tentamos solucionar conflitos interpessoais diretamente com as pessoas envolvidas. Discussões genéricas podem ser mais desgastantes do que uma boa conversa franca entre as pessoas interessadas.

Quando recebemos um feedback negativo, nos esforçamos para ouvir com empatia. Não reagimos buscando justificativas ou defesas. Confie na outra pessoa, dê espaço para si e tente refletir sobre o que pode lhe ser útil nessa situação.

Evitamos discussões desnecessárias. Sempre refletindo se o tema a ser debatido traz algum potencial de reflexão e crescimento para o grupo ou apenas causa desgastes, como as polêmicas discussões sobre o uso do capacete.

Respeitamos o próximo. Somos gentis e educadas/os com as pessoas que atendemos, com voluntárias/os e todas as outras pessoas que estiverem ao seu redor. Entendemos que cada pessoa possui diferentes limites, traumas e medos a serem superados. Somos pacientes e, caso precise, pedimos ajuda de outra pessoa voluntária.
Abraçamos as diferenças. A Bike Anjo não faz distinção ou cria preferências entre as pessoas que recebem nossos atendimentos. Buscamos acolher todas as pessoas da mesma forma.

Praticamos a empatia. Coloque-se no lugar da outra pessoa; tanto no lugar daquelas que você atende quanto na rede de apoio voluntária que compõe o seu coletivo local

Assédios e abusos, de qualquer ordem, contra qualquer pessoa (voluntário ou público em geral) não são aceitos na Bike Anjo.

Não aceitamos comportamentos violentos que reproduzam discriminação por raça, orientação sexual, gênero, religião, ideologia, origem étnica, diversidade funcional, aparência ou qualquer outro tipo de discriminação.

As relações interpessoais entre pessoas voluntárias da Bike Anjo se pautam pela horizontalidade, de modo que todas as opiniões têm o mesmo valor.

Valorizamos as trocas e construções coletivas. Estar na Bike Anjo é fazer parte de uma experiência dinâmica na qual as decisões são baseadas no diálogo e na aprendizagem coletiva.

Assuma seu lugar no grupo. Todas as pessoas podem (e devem) ter a iniciativa de ajudar a melhorar nossas ações e a nossa organização. Somos responsáveis pelo que acontece na Bike Anjo.

Na horizontalidade, algumas decisões podem ser descentralizadas do grupo a fim de dar maior dinamismo às ações, mas não podemos fugir das diretrizes previamente tomadas.

Consultamos o grupo. A horizontalidade não exclui a necessidade de consultar o grupo sobre ações que envolvam o nome da Bike Anjo (como em eventos, debates públicos, feiras, palestras e parcerias).

Somos transparentes. As proposições de parcerias e a construção de ações devem ser públicas e abertas à colaboração.

Abraçamos o consenso como o modelo de tomada de decisões da Bike Anjo. As decisões são tomadas coletivamente em reuniões, encontros ou por meio virtual, e todas as pessoas voluntárias podem propor ao grupo suas ideias e apresentar suas dúvidas.

O consenso muitas vezes é construído pelo consentimento da maioria, isso significa que poderá haver opiniões divergentes. Alguns membros do grupo podem consentir com uma proposta porque escolhem cooperar com o direcionamento geral do coletivo.

Em caso de ações da Bike Anjo de cunho nacional (ex: uma campanha online ou midiática), consultamos a Articulação Pedivela (grupo de deliberação com representantes nacionais) para discussão e consenso da rede.

Entendemos que, para haver um avanço coletivo, é preciso muitas vezes flexibilizar nossa posição, observando se a proposta é aceitável / tolerável para o grupo.

Procuramos nos relacionar especialmente com atividades ligadas à mobilidade urbana, à defesa da garantia de direitos humanos e de todos os seres vivos, além da defesa ao equilíbrio do meio ambiente.

Procuramos transmitir mensagens positivas e leves para promover o uso da bicicleta. Evitamos o embate ou posicionamentos violentos que gerem atritos imediatos.

A Bike Anjo não se envolve com política de cunho partidário, nem com a promoção da imagem pessoal de agentes políticos.

A sua atuação na Bike Anjo é voluntária, mas isso não quer dizer que ela seja descompromissada. Ao assumir qualquer compromisso em nome da Bike Anjo, esforce-se para executá-lo da melhor maneira possível, prezando pela qualidade e pela pontualidade.

Procuramos participar ativamente das decisões do grupo. Caso considere que não tenha nada a acrescentar, diga pelo menos que está de acordo com o que foi construído.

 

Se por acaso você não puder mais levar adiante um compromisso assumido, comunique o grupo e busque uma pessoa para te substituir. Passe para ela todas as instruções necessárias para o sucesso da ação.

 

O descumprimento recorrente dos compromissos assumidos com a rede, o grupo ou com terceiras/os em nome da Bike Anjo é, em princípio, falta de responsabilidade com as outras pessoas envolvidas e com os princípios da Bike Anjo.

Reconhecemos e aceitamos as decisões tomadas pelo grupo, mesmo que você não tenha participado delas ou não concorde. A Bike Anjo é um grupo dinâmico; nem todas as pessoas podem participar o tempo todo de todas as atividades e por isso trabalhamos internamente para que todas reconheçam e vivenciem os valores coletivos e possam tomar decisões pautadas neles.

Ouvimos. Quando receber críticas, entenda que não são ataques pessoais.

Exercitamos a capacidade de mudar. A Bike Anjo é um espaço amigável onde você terá acolhimento para reconhecer erros, falhas e rever opiniões. Estamos aqui para ajudar pessoas e melhorar como sujeitos, sempre.

Se Você Já faz parte da Bike Anjo:

Acolhemos bem as novas pessoas, apresentando os valores da Bike Anjo, os nossos canais de comunicação e as atividades que realizamos.

Colocamos em prática tudo o que sabemos sobre o funcionamento do grupo e lembramos que o discurso precisa acompanhar a prática.

Para novas pessoas voluntárias:

Não se intimide. Sinta-se à vontade para participar e fazer perguntas.

Para interagir melhor, busque conhecer como funcionam os canais de comunicação, quais pautas já foram ou estão sendo debatidas, quais ações foram propostas nos planos etc.

PARA TODAS AS PESSOAS VOLUNTÁRIAS:

Cuidamos dos equipamentos e bicicletas da Bike Anjo, respeitando as regras de uso que foram criadas para melhor organizar o uso coletivo.

Usamos os canais de comunicação de forma adequada e tenha sempre em mente: menos é mais. Seja objetivo nos debates; textos longos são cansativos e correm o risco de serem ignorados.

Cuidado com convites da imprensa ou para palestras. Tente entender se a pauta busca de alguma maneira desestimular o uso da bicicleta e estimular a cultura do medo e, em caso positivo, busque reverter a situação, influenciando a/o jornalista com bons argumentos. Na dúvida, consulte o grupo.

Sempre comunique ao grupo quando receber um convite para entrevista ou qualquer tipo de participação na mídia, consultando se alguém mais pretende representar a Bike Anjo.

Evite transtornos!

As seguintes atitudes não condizem com os valores da rede e são consideradas faltas graves que podem levar a uma recomendação de seu afastamento:

Estabelecer parcerias em nome da Bike Anjo que não foram acordadas em grupo.

Se responsabilizar por um evento em nome do grupo e não aparecer e nem designar outra pessoa para ocupar o seu lugar.

Impedir ou recorrentemente dificultar o empréstimo de qualquer bem da Bike Anjo (ex.: bicicletas e ferramentas) a outras pessoas voluntárias. Recomendamos que as articulações locais utilizem um protocolo de empréstimo, que pode ser adaptado do modelo nacional para se adequar à dinâmica local para evitar transtornos.

Expor conversas pessoais de outras pessoas voluntárias sem ter sido explicitamente convidada a fazer isso.

Realizar atividades para lucro pessoal ou para promoção de empresas ou entidades ou de terceiros em nome da Bike Anjo e sem a devida parceria acordada pela rede.

Agir de forma a discriminar pessoas, sob qualquer pretexto, desrespeitando a diversidade e a carta de valores redigida coletivamente.

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support