CICLETADA DE LAS NIÑAS 2022

CICLETADA DE LAS NIÑAS 2022

Relatos das atividades realizadas


Nessa semana a anja e mobilizadora Vivian Garelli participou de uma live com mulheres de várias cidades da américa latina contando como foram as experiências da Cicletada de Las Niñas no Brasil! A Cicletada de Las Niñas é o maior evento mobilizador de mulheres da américa latina, que  aconteceu majoritariamente em março de 2022 e no qual as anjas da rede Bike Anjo estiveram presentes!

 

A Cicletada é um evento que começou em 2018 no Chile e desde então tem se expandido pela américa latina sempre puxado por grupos de mulheres ciclistas. As anjas já estiveram presentes em outros eventos desde 2019 por diferentes cidades do Brasil e em 2022 com o retorno das atividades não seria diferente!

 

“A Cicletada de las Niñas é um convite a pedalar e sonhar com uma cidade melhor. É um convite para se re-apropriar do espaço público usando a bicicleta como um meio, demonstrando que as ruas também pertencem a meninas, mulheres e dissidentes. Sua participação é vital para que cheguemos a mais lugares e corações. Essa atividade até hoje tem sido feita com mais INTUIÇÃO E VONTADE do que outros recursos e queremos convidá-lo a aderir com esse mesmo espírito”. @cicletadadelasninas  (tradução nossa)

 

A Cicletada consiste na realização de passeios e atividades voltados para incentivar mulheres e meninas a pedalar e usar a bicicleta no dia a dia. Sabemos que as mulheres ainda são minoria nas contagens de ciclistas pelo país e isso está ligado a diversos desafios que as mulheres enfrentam na mobilidade urbana. Mas esses desafios não devem nos intimidar, e através do incentivo de mais mulheres, em rede, nos fortalecemos (esse é o assunto abordado também no ebook das bike anjas, realizado em 2021 e disponível aqui).

 

“Por que um passeio de bicicleta para meninas? Porque não?

Uma bicicleta feminina não é apenas um espaço seguro para as meninas compartilharem experiências e ser refletido em outras mulheres, de sua idade ou mais, é um espaço que reconhece o direito de estar na rua, mas também é a possibilidade de colocar no centro de a discussão, para fazer dos protagonistas um grupo de pessoas que historicamente estiveram ocultas ou subestimadas em uma sociedade patriarcal centrada no adulto”. @cicletadadelasninas  (tradução nossa)

 

Ao todo a atividade aconteceu em 6 países, incluindo o Brasil, nas cidades de

Lá fora, as ações aconteceram em Santiago, Puerto Williams e Puerto Montt no Chile, Caracas e Maracaibo na Venezuela, Bogotá e Villavicencio na Colômbia, Santo Domingo na República Dominicana e Tucson nos Estados Unidos.

No Brasil, a Cicletada ocorreu nas cidades de Niterói, Porto Alegre, Campo Grande, Campina Grande, Brasília, Belém e São Paulo. Ao todo tivemos 157 mulheres envolvidas nas atividades ao todo das 7 cidades brasileiras, incluindo pedaladas, parcerias com outros coletivos e com o poder público.

 Vamos conferir como foram as atividades localmente?

 NITERÓI RJ

05 de março de 2022 

Pedal organizado pelas bikes anjas de Niterói no grupo de whatsapp

 Parceria com a coordenadoria Niterói de Bicicleta, e com a CODIM, secretaria de direitos da mulher, ambos órgãos da da prefeitura de Niterói, além de mulheres do grupo carioca Minas na Pixxta.

 

Trajeto: Pedal com saída do Bicicletário Araribóia, localizado no centro, até a  fortaleza de Santa Cruz, localizada no bairro de Jurujuba. Lá realizamos um picnic, trocamos falas que apresentavam os grupos presentes, distribuímos materiais e fizemos até um boomerang rs

 

O pedal com picnic foi combinado inicialmente no grupo de mulheres bike anjas Niterói, e contou com o apoio e parceria da coordenadoria Niterói de Bicicleta e da secretaria de mulheres CODIM Niterói. Pedalamos cerca de 13,8 km na ida em ritmo leve e com mulheres com bicicletas diferentes, de bairros distintos e até de outras cidades. Para algumas foi a primeira vez pedalando um trajeto dessa distância e foi sucesso! Todas conseguimos! Durante o picnic nos apresentamos, os grupos presentes trouxeram falas sobre projetos e atividades, além de conversarmos sobre como é pedalar na cidade de Niterói com dados, falas e materiais também sobre denúncia de violência contra mulher trazidas pela CODIM.

 Segue o relato das redes:

bikeanjoniteroi

 “E hoje foi dia do passeio @cicletadadelasninas em Niterói!

Fomos quase 40 mulheres pedalando pela cidade, do centro até a fortaleza de Santa Cruz! Tínhamos iniciantes, fixeiras, ativistas, mulheres da prefeitura… e foi uma delícia trocar comidinhas e um papo bom no nosso picnic com aquela vista linda!

Agradecemos a presença das mulheres do @niteroidebicicleta e @mulheresniteroi alem dos materiais disponibilizados sobre canais de denúncia de violência contra mulher e acolhimento, além de plaquinhas de bicicleta e camisas. A @bikeanjo Niterói levou também plaquinhas e folhetos, divulgando nossa missão de tornar Niterói ainda mais ciclável!

Parabéns a todas as presentes e obrigada pela confiança. Levanta a mão quem quer mais!!!

P.s. obrigada pelo suporte com uma das bikes @garagebike_ 🥰🚲

#cicletadadelasninas #bikeanjas #bikeanjo #bicicleta #niteroi #bikeniteroi #rj #bike #bici

 

SÃO PAULO SP 

6/3/22 – 9h às 17h

Aproximadamente 40 pessoas

Pedal guiado pelo coletivo Señoritas Courrier com o tema “um Olhar Mais Atento: Arte Urbana e (Re)Existência LGBTQIA+”

 CONCENTRAÇÃO

8h30 Praça do Ciclista

 SAÍDA

9h30 Avenida Paulista sentido MASP

 ROTEIRO 5km

 PARADAS

1) MASP 

2) Casarão ao lado do Parque Mário Covas (Av Paulista)

3) Buraco da Paulista (como se fosse acessar a Dr. Arnaldo)

4) Praça do Ciclista (entroncamento da Consolação com Paulista)

5) Casa Amarela Quilombo Afro Guarany

6) Praça Roosevelt (em frente a Igreja)

7) Praça Roosevelt (parte superior, em frente ao Espaço Satyros)

 Retorno para o Largo da Batata

ROTEIRO : 6.6km

1) R. da Consolação, sentido Rebouças

2) Buraco da  Paulista

3) Av. Rebouças

4) Av. Faria Lima

5) Largo da Batata

 

Parcerias: @senoritas_courier @malungadapedal @montamona.sp @pedalareurbano @pedalinha e as @vespas.bg

 

Relato retirado do perfil da Malungada:

Pudemos conhecer diversos cantos da região central que muitas vezes passa desapercebido. A Casa Amarela Quilombo AfroGuarany (@casaamarelaquilombo) foi a grande surpresa, por ser uma ocupação socio-cultural desde 2014, em um imóvel tombado na cidade. São exemplo de resistência, reesignificando o local, resgatando crianças, jovens e adultos através da arte e cultura. Joaquim (@xoaqueen) contou sobre Andréa de Mayo, que está sepultada no cemitério da Consolação e sobre o processo de assegurar que a memória e o nome social de pessoas trans seja assegurado.

Ainda houve oficina de mecânica básica no largo da batata e sorteio de peças. Agradecemos o convite e estamos juntes pra outros movimentos e eventos”

CAMPINA GRANDE PB

  • Cicletada de las niñas (Bicicletada dar minina – nordestinês) – 12/03/2022, a partir de 14h, no Parque da Liberdade

Nos programamos para recebermos crianças, contarmos história dos livros “Bicicleta em cores”, aqueles que são “bicicleta amarela”, “bicicleta lilás” e etc. Tivemos 7 mulheres (uma grávida), e, infelizmente não tivemos crianças, embora o parque estivesse lotado de crianças, mas não nos sentimos à vontade para abordar já que elas não estavam para a Cicletada em si. Inclusive foi motivo de reflexão entre nós sobre a abordagem, o horário, a cultura do estranhamento das pessoas na cidade para atividades que envolvam bicicleta X criança X rua. Contudo, fizemos um gostoso piquenique e nesse ínterim também falamos sobre mulher X rua X bicicleta, depois saímos em pedalada pelas ruas até um bar/botequim para beber uma água, cerveja, usar o banheiro, comer alguma coisa. Sempre ao fundo a nossa cargueira e uma caixa de som que é do Coletivo Novos Urbanos – coletivo de ciclistas urbanos de Campina Grande, é a nossa BICISOM. 

Nesse dia acolhemos mais duas mulheres novatas no grupo, uma delas era a primeira vez que pedalava na cidade, ficou trêmula de tanta felicidade. Sempre que chega uma nova mulher, a acolhemos em especial, a atenção se volta sempre para essa nova mulher no grupo, tanto na roda, que SEMPRE fazemos antes de sairmos, como durante o trajeto levando-a SEMPRE na frente e as mais experientes fazem um cordão de proteção corporal no trânsito nas novatas. 

Na roda, antes de sairmos, apresentamos os nomes de cada uma em voz alta, falamos como é o trajeto, sinalização, verbalização, e etc. O trajeto do pedal neste dia foi especialmente curto e tranquilo porque a maioria das mulheres que puxam o bonde estava com cólica, indisposta, compreensível demais, sempre é em média de 10km a mais no ritmo da mais novata.

Ao final do rolê, sempre pedimos que avisem por mensagem quando cada mulher chega em casa e também convidamos para fazer parte do grupo no WhatsApp, caso ainda não esteja. É um grupo de apoio, de troca e divulgação do trabalho de cada uma, tem regras e é bem leve, objetivo.

 Relato de uma mulher que entrou no grupo do WhatsApp após o pedal:

“Oiii, maravilhosas! Menina, me deu uma alegria tão grande ler essas coisas (no caso, de ler as regras do grupo). Muito bom poder me sentir segura assim. Suas Annnnja liiinda!”

 

  BELÉM PA

12 de Março De 2022

 A quarta edição do Cicletada de la Ninas em Belém foi organizado pelo coletivo Pedala,Mana!  teve a parceria do Cineclube Terra firme ecApoame-se.

A concentração foi às 16;30 no Mercado de São Brás 

Fizemos um passeio suave pela cidade e na volta concentramos no mercado de São Brás para escutar as poesias e conhecer de perto as manas do @cineclub_tf e @gt_poame_se  com exibição de vídeo sobre bicicleta e o Apoame-se com recitação de poesias preta.

 

Foi lindo e emocionante, fizemos uma troca maravilhosa e planos para futuras parcerias,  estiveram presentes umas 22 mulheres e o evento terminou por volta de 20:30.

 

CAMPO GRANDE MS

A atividade aconteceu no dia 20 de março e teve como saída a tarde da Praça do Preto Velho até a Praça do Rádio Clube. Contamos com uma roda de conversa, oficina de reparos básicos e de conhecimento da bicicleta, além de alguns stencils em blusas e nas bicis. O evento contou com uma mudança de data por conta das chuvas, mas foi realizado lindamente como nosso 3° encontro da Bicicletada das Meninas.

 Segue abaixo a chamada pela catitabikeentregas

⚠️ NOVA DATA ⚠️

ATENÇÃO BICICLETEIRAS DE CAMPO GRANDE-MS!

Cicletada de las Niñas é uma atividade que nasceu em Santiago do Chile em 2018, com a ideia de tornar visível e consciente que meninas, mulheres e dissidentes usarão a bicicleta como meio de transporte em toda América Latina!

Este será nosso 3° encontro da Bicicletada das Meninas para reforçar e ampliar nossa rede de apoio e atuação no cicloativismo e melhora da qualidade de vida das ciclistas Campo-grandense.

VAMOS JUNTAS QUE SOMOS MAIS FORTES!

cicletadadelasniñas #biciclerada #cicloativismo #pedalecomoumamulher

 

BRASILIA DF

Cicletada de Las Niñas – 27/03

 A segunda edição da Cicletada de Las Niñas do quadradinho foi organizada pelas Bike Anjas DF com apoio e participação das Calangas CC e da Bike Sapatão.

 A concentração se deu às 9 horas no Buraco do Tatu lado sul, que é um ponto de encontro tradicional e bem conhecido aqui na cidade. 

 Nossa programação inicial precisou ser alterada por indisponibilidades das Anjas que conduziriam os temas das oficinas, então decidimos seguir o roteiro tradicional da Bike Spatão.

 Fizemos um pedal de leve pelo Eixão Sul, que estava fechado, e contamos com mais de 30 mulheres para celebrar esse evento.

 Ao final, tivemos uma roda de conversa e troca de experiências sobre empreendedorismo feminino digital, finalizando por volta de meio-dia.

 

PORTO ALEGRE RS

Porto Alegre organizou um encontro entre Bike Anjas e Pedal das Gurias para juntas pensar a Cicletada de las niñas. O tempo não foi muito nosso amigo então tivemos que remarcar várias vezes nosso encontrinho para elaborar nossa pedalada mas conseguimos no dia 11 de abril às 14h. Sim, foi em Abril! O pedal foi realizado num domingo de sol à tarde com um percurso leve pela zona central. O grupo de 08 mulheres se encontrou no Arco da Redenção com uma diversidade de experiência na pedalada. A troca foi muito positiva. Tanto na conversa inicial, enquanto esperávamos todas chegarem, como no piquenique no final.

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support