Projeto Bike Anjas Multiplicadoras chega ao fim

O projeto Bike Anjas Multiplicadoras, que teve patrocínio da Tembici pelo edital Vai Longe, chegou ao fim. Ao longo dos últimos 6 meses (agosto de 2021 – janeiro de 2022) 5 cidades do país : São Luís, Porto Alegre, São Paulo, Belém e Distrito Federal, mobilizaram mulheres para realizar as atividades e para compartilhar conhecimento. 

O projeto foi dividido em 3 fases e teve como objetivo principal estimular mais mulheres usarem a bicicleta como meio de transporte. 

A primeira fase foi a elaboração de conteúdo diverso e profundo focado em trazer autonomia e conhecimento para as mulheres. O e-book Bicicleta, ferramenta de transformação: mulheres, liberdade e movimento foi um sucesso e chegou em lugares que não imaginávamos, ultrapassou fronteiras e foi acessado por pessoas do mundo todo. 

A segunda fase do projeto teve como principal atividade a realização de oficinas virtuais dos capítulos do E-book. Cada cidade/articulação teve autonomia para definir o melhor formato de realização dessas oficinas, ressaltamos aqui a importância das coordenadoras locais para a realização dessa fase: entendemos ao longo do projeto que para ter uma entrega com maior qualidade era necessário uma articuladora local que entendesse as necessidades locais das alunas, mas que também pudesse mobilizar mulheres com desejo de repassar o conhecimento adiante. 

Todas as coordenadoras, oficineiras e alunas que participaram dessa fase do projeto tiveram uma impressão positiva da experiência virtual.

 

A terceira e última fase foi a replicação do conteúdo dado em oficinas virtuais por uma aluna que participou da fase anterior. Nesse momento de projeto  conseguimos realizar oficinas presenciais (com protocolos estabelecidos pela Bike Anjo) e tivemos ótimos resultados: além de trazer mais mulheres para a rede de voluntários, conseguimos celebrar o momento com picnic e entregas de brindes. Foi um momento muito especial. 

As Bike Anjas multiplicaram com essa experiência, esperamos que mais projetos como esse aconteçam nos próximos anos. Desejamos que cada vez mais as cidades fiquem mais amigáveis para todes, continuaremos atuando nos quatro cantos do país em busca desse objetivo.

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support