Protocolo de atendimentos na Pandemia 2021

Em setembro de 2020, elaboramos um documento de Retorno dos Atendimentos Individuais, no qual indicava o retorno de atendimentos para as cidades que tivessem anjos dispostos a ensinar a pedalar ou de realizar o acompanhamento no trânsito de maneira individual, voltado apenas para pessoas adultas, que não integram grupos de risco. Lembrando que tais atendimentos dependiam da disponibilidade / conforto dos anjos de diferentes cidades, e permissões sanitárias adotadas por cada município, sendo possível caso não houvesse nenhum anjo disponível que a cidade não retornasse seus atendimentos.

Em agosto de 2021 a Bike Anjo voltou a se reunir para avaliar a situação em 2021 e considerar possíveis mudanças a partir da evolução do processo de vacinação.

O objetivo deste protocolo é construir a possibilidade de retorno de atendimentos a um público maior, para além das limitações estabelecidas em 2020, e orientar medidas para a realização de uma EBA ADAPTADA  aos tempos pandêmicos. 

Os atendimentos individuais podem continuar sendo realizados através de cadastro no nosso site bikeanjo.org.

A partir da Reunião realizada dia 04/08/2021, buscamos estabelecer diretrizes nacionais e locais para orientar esse retorno:

  • Possibilidade de retorno da EBA ADAPTADA ao final do processo de vacinação de adultos para as  2 doses (ou uma no caso da vacina única) como medida de segurança. Cabe a cada cidade avaliar a necessidade de aguardar uma 3ª dose seguindo o cronograma de vacinação local. Por isso, a data de retorno pode variar entre cidades, porém acreditamos que tais exigências sejam possíveis a partir de outubro, com liberdade de cada cidade avaliar o andamento da vacina nas suas determinadas localidades. 
  • Cada cidade poderá avaliar a necessidade de adiamento dessa data diante de possíveis mudanças no cenário local quanto à saúde e segurança de anjos e aprendizes.

----------- ITENS ESSENCIAIS -----------

  • Máscaras ( em uso e ao menos uma reserva) – uso pessoal e intransferível. ( De preferência o modelo PFF2
  • Álcool 70% em gel para mãos 
  • (Para Anjo) Álcool líquido e papel toalha: Em caso de uso de bicicleta da bike anjo é recomendada a higienização da bike antes e após o atendimento (caso o aprendiz leve sua própria bike esse passo não é necessário). 
  • Garrafa de água  própria  (assim como nas academias, o participante deverá levar sua própria garrafinha com água, sem fornecimento pelo anjo ou local, de forma a diminuir a manipulação de itens durante a prática) – uso pessoal
  • (Opcional) Óculos de proteção ou Protetor / Viseira facial (face shield) – uso pessoal

----------- ORIENTAÇÕES -----------​

  • O público a ser atendido será composto de adultos a partir dos 18 anos, com indicação de atendimento de crianças apenas com a presença de 1 responsável, que receberá as orientações do anjo.  A avaliação do público alvo pode variar em cada cidade/articulação diante da avaliação dos anjos locais.
  • Todos devem essencialmente utilizar máscaras durante todo o atendimento, preferencialmente do modelo PFF2, sendo o modelo mais recomendado atualmente   (sugerimos que, caso seja possível, a articulação pode comprar algumas unidades e disponibilizar para venda ou doação aos alunos).
  • O atendimento deve envolver apenas 1 anjo e 1 aluno por vez. Indicamos realizar um intervalo para descanso do anjo e higienização da bicicleta de forma a evitar o encontro de 2 aprendizes, a critério / análise de cada localidade sobre o contexto dos atendimentos.
  • Não recomendamos a presença de acompanhantes, a não ser que seja necessário.
  • Não recomendamos o contato físico entre instrutor e aluno, a não ser que seja necessário durante o exercício de equilíbrio.
  • Priorizar locais abertos com distanciamento de outras pessoas;
  • É indicado o uso pessoal de álcool gel ou líquido 70% para anjo e aprendiz.
  • Os atendimentos devem acontecer mediante inscrição prévia, divulgada nas redes sociais da articulação/cidade  com limite máximo estabelecido localmente diante do número de anjos disponíveis. 
  • Para a realização do atendimento no dia determinado, solicitamos, para todas as pessoas presentes, entre voluntárias e aprendizes, que declarem estar vacinadas, pelas 2 doses, ou no caso for a dose única e que tenham consigo para apresentação da carteira de vacinação ou do comprovante do sistema do Sus “Connect Sus” informando o processo completo de vacinação.  
  • Fica como responsabilidade de cada pessoa (aprendiz ou anjo) levar a sua própria garrafa de água individual.

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support