Bike Anjo e ONU Habitat: Parceria em Prol da Acessibilidade Verde em São Paulo

Bike Anjo e ONU Habitat: Parceria em Prol da Acessibilidade Verde em São Paulo

Como a Bike Anjo se uniu ao Programa Viva o Verde SP para promover a acessibilidade verde na maior cidade do Brasil.

Viva O Verde SP Bike Anjo

A Bike Anjo está sempre pedalando na direção da transformação das cidades, promovendo mobilidade ativa por meio da bicicleta.

Recentemente, recebemos um convite especial da ONU Habitat para participar do Programa Viva o Verde SP. Neste texto, vamos contar sobre como tem sido nossa participação nessa iniciativa que busca melhorar a qualidade de vida em São Paulo por meio do verde, da igualdade e da acessibilidade.

Viva o Verde SP: Uma Iniciativa Inovadora

Seu objetivo é promover melhorias em 111 parques da capital paulista, buscando alcançar a igualdade na distribuição espacial e na acessibilidade das áreas verdes públicas na cidade.

O Programa Viva o Verde SP é uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

A iniciativa adota uma perspectiva interseccional, orientada pela igualdade de gênero e promoção da diversidade, e visa fortalecer a ação climática, valorizando a biodiversidade e os biomas locais, contribuindo com o ambiente urbano e a saúde da população. É também um projeto pioneiro, pela primeira vez a ONU Habitat está conduzindo a aplicação da ferramenta de Avaliação dos Espaços Públicos em parques, somando as dimensões do Verde e Azul com as demais que são: Distribuição Espacial, Governança, Acessibilidade, Segurança e Inclusão.

O Grupo de Referência: Representatividade e Diversidade

Viva o verde SP Bike Anjo
Grupo de Referência Sociedade Civil

Como parte do Programa Viva o Verde SP, a Bike Anjo teve a oportunidade de integrar o Grupo de Referência (GdR), fazendo parte da dimensão de acessibilidade juntamente com a Ciclocidade – Associação de ciclistas urbanos de São Paulo. O GdR tem como missão assegurar a representação de todos os setores relevantes para os espaços verdes públicos, garantindo que haja mais de uma agenda representada.

Preparando-se para a Ação

As voluntárias da Bike Anjo São Paulo, Luciana Souza, atualmente como Coordenadora Comunicação Institucional e Martina Horvath, primeira Presidenta da rede, foram selecionadas para participar da primeira capacitação no projeto Viva o Verde SP. A capacitação teve como objetivo instruir servidores públicos da SVMA e representantes da sociedade civil para utilizar a ferramenta de Avaliação de Espaços Públicos da Cidade, sob uma perspectiva de gênero e outros grupos vulnerabilizados.

Contribuindo para a Cidade Verde

A Bike Anjo tem estado ativa em todas as fases do Programa Viva o Verde SP. Participamos de reuniões online informativas do Grupo de Referência, e estamos acompanhando as sessões ordinárias que acontecem na Secretaria do Verde e Meio Ambiente

Como parte final da capacitação, também estivemos presente em campo, realizando a avaliação e aplicação do questionário produzido a partir de indicadores formulados na primeira etapa das capacitações, agora em um espaço público da cidade, o Parque Augusta. Nossos indicadores propostos tiveram como foco a infraestrutura de apoio ao ciclista, segurança viária e problemas de infraestrutura nos parques.

Juntes por uma Cidade Sustentável

A participação da Bike Anjo no Programa Viva o Verde SP é mais um passo em direção a cidades melhores, mais acessíveis e sustentáveis. Estamos comprometidos com a missão de mobilizar as pessoas para participarem ativamente da transformação de São Paulo em uma cidade mais humana, igualitária, sustentável e saudável.

Acreditamos que a bicicleta é uma ferramenta poderosa para alcançar esses objetivos, e estamos orgulhosos de contribuir com nossa expertise e paixão por essa causa. Continuaremos pedalando lado a lado com a ONU Habitat e a Prefeitura de São Paulo, em busca de um futuro mais verde e inclusivo para todos os cidadãos.

Pedale com a gente nesse caminho de transformação! Juntes por uma cidade onde a bicicleta seja uma aliada fundamental na construção de um futuro melhor.

Fiquem ligades em nossas redes sociais para acompanhar nossas futuras participações no Programa Viva o Verde SP e outras iniciativas que promovem a mobilidade ativa por bicicleta.

Pedale conosco, pedale pelo verde, pedale por São Paulo! 🚲💚🏙️

Gostou desse conteúdo? Considere apoiar o trabalho da Bike Anjo por cidades mais humanas, sustentáveis e resilientes. Doe qualquer valor via pix: doe@bikeanjo.org 🚲💚 #BikeAnjo #VivaOVerdeSP #ONUHabitat #SVMASP #AcessibilidadeVerde #MobilidadeAtiva #Sustentabilidade #bicicleta

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support