Atividades de inclusão e diversidade em Niterói: PedalaTEA e Pedalada Orgulhosa

Conheça os eventos que promovem a visibilidade e a união em prol da inclusão e diversidade na cidade de Niterói.

No mês de junho a Bike Anjo Niterói preparou uma programação recheada de atividades, na qual as pessoas voluntárias de lá / anjes gostariam de compartilhar aqui no nosso blog!

Foram as atividades de inclusão e diversidade, PedalaTEA e a  A Pedalada Orgulhosa, além da cerimônia de recebimento de uma Moção da Câmara dos Vereadores durante nossa EBA – Escola Bike Anjo.

Confira abaixo:

PedalaTEA - Dia do Orgulho Autista

PedalaTEA

Dia 18/06 aconteceu a primeira Pedalada do Orgulho Autista em Niterói, o PedalaTEA. 

O evento foi realizado pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta em parceria com a Secretaria de Acessibilidade, além de contar com demais parceiros. 

Ao chegar na concentração recebi um balão azul para enfeitar minha bicicleta <3 Logo mais, o ciclista Omar Heart, autista, escritor, ativista e neuropsicopedagogo especialista no desenvolvimento de pessoas com deficiência fez uma fala para todas as pessoas presentes.

O roteiro da pedalada tinha sido divulgado alguns dias antes nas redes sociais, então após algumas breves explicações começamos a pedalar em direção à praia de Icaraí. Uma manhã de domingo de sol, as ruas mais silenciosas do que o costume e nosso grupo passa pela cidade chamando atenção com suas bicicletas e balões azuis.

O evento contou a participação da NitTrans, a secretaria de Transporte e Trânsito de Niterói, que fechou algumas ruas para o pelotão passar em segurança um apoio que foi muito importante para que pudéssemos pudessemos pedalar em ruas nas quais muitas pessoas não se sentem seguras de passar de bike no dia a dia.. 

Ao chegarmos no ponto final, na orla da Praia de Icaraí, estacionamos as bicicletas e assistimos a algumas falas finais, que foram feitas agradecendo a participação de todes e pontuando que este será só o primeiro pedal do Orgulho Autista na cidade, pois muitos outros virão!

Por fim, houve distribuição de lanches para quem quisesse e sorteio de brindes como garrafas, bolsinhas para bicicleta, luvas… Foi uma manhã muito agradável, na tranquilidade que um domingo merece. Esse tipo de evento mostra como é importante usar a bicicleta para trazer visibilidade para tantas outras causas, além dela mesma. Pessoas no espectro autista existem e elas podem sim, pedalar também.

Bruna Massa Bike Anjo Niterói

 

 

 

 

 

Texto por Bruna Massa, voluntária Bike Anjo Niterói

Pedalada Orgulhosa

1ª Pedalada Orgulhosa de Niterói, pelo dia do Orgulho LBGTQIAPN+

Sábado, 13h30 da tarde, um grupo de pessoas se reúne na Casa da Utopia, um espaço de resistência da cidade para abrigar o início da 1ª Pedalada Orgulhosa de Niterói, pelo dia do Orgulho LBGTQIAPN+.

A pedalada surgiu como uma ideia em conversa entre a Bike Anjo Niterói e a Coordenadoria Niterói de Bicicleta, e a partir daí o evento só cresceu! A COLE, Coletivo de mulheres lésbicas e bissexuais da cidade, colocou uma dj maravilhosa pra tocar enquanto chegavam mais e mais pessoas na concentração e se maquiavam e também decoravam as bicicletas com fitas e muito glitter. Teve até bateria da OAB fazendo um show e o coletivo Mães pela Diversidade presente!

A pedalada fez um trajeto super gostoso ao som super potente do coletivo Pedal Sonoro em direção ao bairro de Icaraí, passando pela orla e por regiões de comércio para dar visibilidade. Todo esse babado chegou no Campo de São Bento, parque que já recebia a edição do PicQueernic, organizado pela  GDN (Grupo Diversidade Niteroi) e coletivo 7 Cores. Lá foram oferecidos vários serviços para a população, como massagem e distribuição de kits de higiene pelo Ambulatório Trans de Niterói, cartilhas e materiais da Secretaria da Mulher CODIM, atendimento jurídico gratuito pela OAB-Niterói e serviços da Codir (secretaria de direitos humanos), além de muita comida e bebida oferecida pela GDN.

Foi uma tarde muito gostosa, colorida que demonstrou a força da união de diferentes esferas do poder público e da sociedade civil. Durante o trajeto recebemos muitos sorrisos e devolutivas positivas de pessoas que passavam, elas engrandeceram mais ainda nosso evento. Tivemos sim algumas exposições contrárias durante nosso pedal, porém apenas aumentamos o som, dançamos e ocupamos a rua que é o nosso lugar, lugar de todes!

Esperamos que essa seja a primeira de muitas pedaladas orgulhosas, pois já estamos de olho nas atividades possíveis em agosto, pelo dia da visibilidade lésbica, em outubro na data de celebração dos direitos humanos… enfim, o céu é nosso limite xD

 

 

 

 

 

Texto por Vivian Garelli, Gestora Institucional e Financeira

Moção de reconhecimento BANIT

Bike Anjo Niterói

No domingo 25/06 aconteceu nossa EBA – Escola Bike Anjo Junina, para ensinar as pessoas a pedalar. E entre bandeirinhas e bicicletas, recebemos o mandato do vereador Professor Tulio, para uma entrega especial. O vereador, presidente da Comissão Permanente de Direitos da Juventude, do Idoso, da Mulher e da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Niterói, entregou à Bike Anjo Niterói uma Moção de Aplausos, pela atuação da rede pela mobilidade ativa e sustentável e na formação de ciclistas na cidade. 

A Moção reforça a importância da relação entre o uso da bicicleta e a mobilidade sustentável na cidade. A bicicleta é usada como lazer e esporte, porém seu uso no dia a dia, como meio de transporte é fundamental para garantir maior acesso de pessoas à cidade, que deixam de usar carros e veículos movidos a gasolina, o que diminui a poluição na cidade, diminuiu o engarrafamento e consequentemente o stresse e demora no trânsito, além de promover a saúde das pessoas e permitir que se chegue a lugares onde nem todas as linhas de ônibus possuem cobertura. É um veículo barato, sustentável e que promove a saúde da nossa população, por isso, estamos todos os meses realizando nossa EBA para formar mais e mais ciclistas, além de buscar sempre construir ações como as pedaladas acima, além da presença em oficinas de formação de motoristas, e estabelecer um diálogo com os Poderes Executivo e Legislativo da nossa cidade.

Agradecemos demais esse reconhecimento e esperamos que seja possível pedalar cada vez melhor na nossa cidade. 

Vivian e Pedro
Pedro Matsumoto e Vivian Garelli, Bike Anjo Niterói

 

 

Por Vivian Garelli e Pedro Matsumoto.

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support