Dia Mundial da Bicicleta

Dia Mundial da Bicicleta: A Sustentabilidade como uma aliada para o Desenvolvimento Urbano

Você já pensou em como o uso da bicicleta pode contribuir para a redução das emissões de gases poluentes nas cidades?

Bia Viana, Diretora Presidenta Bike Anjo

No dia 3 de junho, celebramos o Dia Mundial da Bicicleta, data estabelecida pela ONU para conscientizar sobre os benefícios sócio-ambientais do seu uso como meio de transporte. 

A bicicleta é uma alternativa simples, acessível, limpa e sustentável, capaz de promover um ar mais limpo, reduzir o congestionamento nas ruas e tornar serviços essenciais, como educação e saúde, mais acessíveis para as comunidades vulneráveis. 

Além disso, a bicicleta desempenha um papel fundamental na conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, impulsionando o crescimento econômico e a redução das desigualdades.

Na Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de março de 2022, a resolução 76/255 destaca a importância da integração do ciclismo nas redes de transporte público para o desenvolvimento sustentável. Essa medida reconhece a bicicleta como um meio de transporte sustentável, capaz de promover o consumo e a produção sustentáveis, além de ter um impacto positivo no clima.

A bicicleta é mais do que um meio de lazer ou esporte, seu potencial como meio de transporte e mobilidade urbana diária é super importante, quando aliado a políticas de diminuição e desincentivo do uso de transportes motorizados nas cidades. Enfrentar as crises climáticas e a poluição do ar requer uma redução dos transportes motorizados, principalmente os carros particulares. O setor de transporte é um dos mais desafiadores em termos de descarbonização, devido ao uso intensivo de combustíveis fósseis e à dependência de infraestruturas com alto teor de carbono, como estradas, aeroportos e veículos. Substituir os carros por ciclismo, bicicletas elétricas e caminhadas pode ser uma forma rápida e global de reduzir as emissões de transporte.

Concentrar-se apenas em veículos elétricos não é suficiente para alcançar as metas de emissões zero, por isso, estudos recentes demonstraram que pessoas que caminham ou pedalam têm uma pegada de carbono significativamente menor em comparação com aquelas que usam transporte motorizado. E em relação à emissão de CO2 nos deslocamentos dos habitantes da cidade de SP, atualmente, em razão da troca de outros modais pela bicicleta,, os ciclistas são responsáveis por uma diminuição de 3% do CO2 emitido pelos transportes na cidade. Em termos de projeções de impacto, estimamos que as emissões de CO2 poderiam ser reduzidas em até 18% se fosse atingido o potencial ciclável, que é apenas parte dos deslocamentos na cidade.

Pernambuco Bike Anjo
Atendimento PEBA - Pernambuco Bike Anjo

As bicicletas compartilhadas também têm papel relevante e são destacadas no livro “Bicicletas nas Cidades“, organizado pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável da UFRJ. Um capítulo específico aborda os impactos positivos dos sistemas de bicicletas compartilhadas na qualidade de vida urbana, destacando os benefícios ambientais e para a saúde decorrentes do uso desses serviços. Embora uma redução de 0,04% nas emissões possa parecer modesta, é importante ressaltar que o potencial de redução é consideravelmente maior se incentivarmos e investirmos nesse modo de transporte

Bicicleta como aliada da ONU

ods-onu-HORZ

Pedalar está entre as 10 Ações da ONU para ajudar a limitar as mudanças climáticas. Caminhar ou pedalar ao invés de dirigir reduz a emissão de gases de efeito estufa, além de contribuir com a sua saúde e bem-estar. 

A bicicleta pode ser relacionada com as 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU da seguinte forma:

  1. Erradicação da pobreza: A bicicleta é um meio de transporte acessível, permitindo que pessoas de baixa renda se desloquem de forma econômica.
  2. Fome zero e agricultura sustentável: A bicicleta facilita o transporte de produtos agrícolas, ajudando na distribuição de alimentos e no acesso aos mercados.
  3. Saúde e bem-estar: Andar de bicicleta promove um estilo de vida ativo e saudável, contribuindo para a melhoria da saúde e do bem-estar das pessoas.
  4. Educação de qualidade: A bicicleta proporciona um meio de transporte eficiente para os estudantes, facilitando o acesso à educação.
  5. Igualdade de gênero: A bicicleta pode ajudar a superar barreiras culturais e promover a igualdade de gênero, oferecendo mobilidade e independência para as mulheres.
  6. Água limpa e saneamento: A bicicleta, como meio de transporte sustentável, contribui para a redução da poluição do ar e, consequentemente, melhora a qualidade da água e do ar.
  7. Energia limpa e acessível: A bicicleta é impulsionada pela energia humana, não requer combustíveis fósseis e contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
  8. Trabalho decente e crescimento econômico: A bicicleta pode ser usada para deslocamentos relacionados ao trabalho, melhorando a produtividade e o acesso a oportunidades de emprego.
  9. Indústria, inovação e infraestrutura: O investimento em infraestrutura cicloviária promove a mobilidade sustentável e a conectividade urbana.
  10. Redução das desigualdades: A bicicleta é um meio de transporte inclusivo, que pode ser utilizado por pessoas de diferentes idades e capacidades físicas, reduzindo as desigualdades no acesso à mobilidade.
  11. Cidades e comunidades sustentáveis: O estímulo ao uso da bicicleta contribui para a criação de cidades mais sustentáveis, com menos congestionamentos e poluição, melhorando a qualidade de vida.
  12. Consumo e produção responsáveis: A bicicleta é um meio de transporte sustentável, que consome menos recursos naturais e produz menos resíduos em comparação com veículos motorizados.
  13. Ação contra a mudança global do clima: A bicicleta é livre de emissões, reduzindo a poluição do ar e contribuindo para a mitigação da mudança climática.
  14. Vida na água: Ao reduzir a dependência de veículos motorizados, que poluem os ecossistemas aquáticos, a bicicleta contribui indiretamente para a conservação da vida na água.
  15. Vida terrestre: O uso da bicicleta reduz a necessidade de infraestruturas rodoviárias, ajudando a preservar habitats naturais e a conservar a biodiversidade terrestre.
  16. Paz, justiça e instituições eficazes: A bicicleta contribui para a segurança e a redução de conflitos no trânsito.
  17. Parcerias e meios de implementação: A promoção da bicicleta requer parcerias entre governos, ONGs e comunidades para alcançar objetivos

O Dia Mundial da Bicicleta nos lembra do potencial transformador desse meio de transporte. Ao adotar a bicicleta como uma opção viável e sustentável, podemos contribuir para um futuro mais limpo, saudável e acessível. Para tanto, é necessário que governos, empresas e comunidades invistam em infraestrutura adequada, políticas de incentivo e programas de educação para promover o uso da bicicleta. Através de ações coletivas e individuais, podemos tornar o ciclismo uma parte integrante de nossas vidas e impulsionar a mudança rumo a cidades mais sustentáveis.

dia mundial da biciclet bike anjo

Comece a usar a bicicleta como meio de transporte sempre que possível e apoie iniciativas que promovam a infraestrutura cicloviária e organizações da sociedade civil que trabalhem pela mobilidade urbana em sua cidade. O que acha de aproveitar esse movimento e dar a volta ao mundo com a Bike Anjo? Entre no nosso grupo e compartilhe suas pedaladas!!!

 

#DiaMundialdaBicicleta #CidadesSustentáveis #MobilidadeUrbana #Sustentabilidade #MobilidadeAtiva #BikeAnjo #ODS #WorldBicycleDay #WorldBicycleDay2023

Fontes utilizadas no texto:

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support