Aniversário de 11 anos da Bike Anjo Salvador

EBASSA! Em Campo Grande no próximo dia 28/05

EBA! da Ribeira

Após a realização da EBA! Escola Bike Anjo itinerante por toda a cidade no primeiro quadrimestre de 2023, tendo visitado os Parques da Cidade, Pituaçu e São Bartolomeu, e depois de um hiato de 6 anos retornando ao bairro da Ribeira, a Bike Anjo Salvador realizará neste último domingo de maio, com muita alegria nos corações, a EBASSA! Campo Grande para comemorar seus 11 anos de atividade em Salvador.

Foi neste mesmo espaço no Largo do Campo Grande, em frente ao Teatro Castro Alves – TCA, que em 2012 o então grupo de ciclistas que já ensinava a pedalar paralelamente ao trabalho do Bike Anjo anos antes, passava a adotar a nomenclatura inclusiva e coletiva “Bike Anjo Salvador”, somando-se aos mais de 8 mil voluntários pelo mundo.

EBA! Campo Grande, 28/09/2018

A Bike Anjo é um movimento que surgiu em São Paulo em 2010 – apesar do nome metade “americanizado” – e é formado por ciclistas experientes em usar a bicicleta como meio de transporte na cidade. Atuamos atendendo a pedidos individuais ou promovendo atividades coletivas. A EBA! – Escola Bike Anjo é destinada a pessoas que não sabem pedalar, seja porque não tiveram oportunidade ou porque tentaram e não conseguiram. A nossa faixa etária para atendimento vai dos 3 aos 133 anos de idade. Também realizamos atividades com pessoas com alguma deficiência, desde que comunicado com antecedência para podermos personalizar esse atendimento da maneira mais adequada possível.

Somente em 2019, nosso último ano completo antes da emergência sanitária que paralisou nossas atividades, passaram pela nossa EBA! em Salvador, mais de 1.500 alunes, em uma média de 40 pessoas por evento, sendo que já chegamos a atender 250 interessados na EBA! de aniversário da cidade em 2016, num único dia. Além da EBA!, a Bike Anjo realiza a atividade “Mini-circuito Infantil”, oficinas sobre mecânica básica (“BAMBU – Bike Anjo Mecânica Básica Urgente”), além de incentivar o uso da bicicleta em campanhas como “De Bike ao Trabalho”, “Bike na Escola”, “Bike na Periferia”. Ainda, temos ações relacionadas a não-ciclistas, como capacitação de motoristas de ônibus e taxistas. Somos uma rede de mais de 9.000 bike anjos, espalhados em 532 cidades do Brasil e 39 países. Já atendemos mais de 25.000 pessoas através de nossa plataforma bikeanjo.org. Em Salvador, somos mais de 330 bike anjos! Mais informações podem ser obtidas a partir do nosso link.

O trabalho do bike anje é voluntário, de modo que dependemos de patrocínios e parcerias para conseguir manter as nossas atividades. A Bike Anjo Salvador, quando possível, mantém um bazar durante os eventos para assim custear os nossos gastos básicos com materiais, camisas para os voluntários, água, manutenção das bicicletas, materiais educativos etc. Mesmo com o caráter totalmente gratuito das atividades da Bike Anjo realizadas em locais públicos para a sociedade como um todo, nós não contamos com qualquer apoio institucional ou governamental recorrente para cobrir custos como o frete do material mínimo necessário para a atividade e principalmente para a manutenção das bicicletas, ferramenta fundamental para execução dos programas “EBA! Escola Bike Anjo” e “Mini-circuito Infantil”, assim como a disponibilidade dos próprios anjes/instrutores nos finais de semana, com a necessidade crescente de mais voluntários para atender a uma demanda pela bicicleta de forma exponencial.

Comemoramos esses 11 anos de atividade após a pausa forçada de 3 anos com a plena certeza de que existem milhares de sonhos de aprender a pedalar para realizar junto a cada pessoa que assim o deseje, assim como esperamos que mais anjos continuem caindo do céu e brotando da terra para nos alimentar nesta nobre tarefa que é fazer girar pelo mundo sobre as duas rodas da bici. Trocamos a realização do seu sonho de pedalar por um sorriso! A ação também integra a Semana das Boas Ações tendo como dia “D” o dia 28 designado Dia das Boas Ações (DBA) promovido pela plataforma de voluntariado Atados – que visa mobilizar pessoas e gerar transformações positivas na sociedade, conectando voluntários a oportunidades de trabalho voluntário.

Corre pra cá pra aprender, pois Pedalar é Massa!

Evento: EBASSA! Campo Grande – Escola Bike Anjo – 11 Anos da Bike Anjo Salvador

  •  O que é: aulas para ensinar adultos e crianças a andar de bicicleta.
  •  Quando: domingo, 28/05/2023, no Campo Grande, em frente ao Teatro Castro Alves – TCA, 
  •  Horário: das 08h às 11h
  • Quanto: GRÁTIS, basta levar a disposição e um sorriso bem alegre; não precisa levar bicicleta
  • Recomendado: uso de roupas leves (evitar o jeans) e claras, sapato fechado (tênis, de preferência) e proteção contra o sol (chapéu/boné, protetor solar); máscara e álcool para sua proteção são opcionais e também teremos à disposição.

ATENDIMENTO POR ORDEM DE CHEGADA, LIMITADO PELA QUANTIDADE DE VOLUNTÁRIOS DISPONÍVEIS. NECESSÁRIA APRESENTAÇÃO DO CARTÃO DE VACINAÇÃO/COMPROVANTE ONLINE/APP CONECTESUS, IMUNIZAÇÃO COVID-19 COM PELO MENOS DUAS DOSES/DOSE ÚNICA + REFORÇO. TODOS OS NOSSOS ANJOS ESTÃO VACINADOS!

Siga-nos nas redes sociais:
http://linkr.bio/bikeanjosalvador

Não é de Salvador? Peça já um Bike Anjo através do nosso sistema: http://bikeanjo.org
Clique em QUERO AJUDA PARA PEDALAR

 

 

 

 

 

Texto por: Tony Cezar, voluntário, Bike Anjo Salvador

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support