De Bike ao Trabalho por uma Vida Sustentável

De Bike ao Trabalho por uma vida sustentável

Descubra os benefícios de utilizar a bicicleta como meio de transporte e promover a sustentabilidade

De Bike Ao Trabalho

A Campanha De Bike ao Trabalho, inspirada no “Bike to Work Day” dos Estados Unidos e do Canadá, tem sido realizada no Brasil desde 2013. Neste ano de 2023, nossa campanha tem como objetivo principal apresentar às empresas os benefícios de incentivar seus funcionários a irem de bicicleta para o trabalho. Através dessa iniciativa, buscamos promover uma vida sustentável, alinhada com as metas das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU.

Você sabia que a bicicleta é um meio de transporte sustentável que pode trazer diversos benefícios para sua saúde e para o meio ambiente?

E o melhor de tudo: utilizar a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho não só traz vantagens individuais, mas também impacta positivamente as empresas. 

Funcionários mais saudáveis beneficiam suas empresas por meio da redução das ausências, taxas de rotatividade mais baixas, melhoria da produtividade e do estado de espírito, além de redução de gastos com tratamento de saúde. Além disso, para os funcionários, os benefícios de utilizar a bicicleta como meio de transporte despontam como uma alternativa democrática, ecologicamente correta e saudável.

A pandemia do Covid-19, fez com que muitas pessoas passassem a utilizar a bicicleta como meio de transporte, ela se tornou uma ótima opção para evitar o transporte público e praticar atividade física ao mesmo tempo. A campanha De Bike ao Trabalho tem como objetivo incentivar essa prática não somente na segunda sexta do mês mas durante o ano todo, promovendo uma vida mais saudável e sustentável.

Benefícios para as empresas e funcionários:

  • Redução das ausências e taxas de rotatividade
  • Melhoria da produtividade e do estado de espírito dos funcionários
  • Redução de gastos com tratamento de saúde

Benefícios da bicicleta como meio de transporte:

  • É um meio de transporte sustentável, que não emite gases poluentes;
  • Contribui para a saúde, já que é uma forma de praticar atividade física;
  • Economiza dinheiro, já que é um meio de transporte com baixo custo de manutenção;
  • Reduz o tempo de deslocamento em áreas urbanas congestionadas;
  • Contribui para um estilo de vida mais saudável e ativo.

Este ano promovemos uma capacitação interna para engajar nossos voluntáries na campanha para arrecadar recursos em suas cidades.

A Capacitação para o Projeto De Bike Ao Trabalho aconteceu no final de abril de 2023 e apresentou diversas oportunidades e perspectivas para captação de recursos através da disseminação de prestação de serviços dos projetos da Bike Anjo. 

Além de promover a cultura da bicicleta dentro das empresas e toda comunidade próxima, o desenvolvimento do projeto DBAT possibilita a diminuição de desigualdades sociais e é uma ferramenta de geração de renda e transformação social. 

De Bike Ao Trabalho

Também produzimos conteúdo semanal para nosso público com:

A campanha De Bike ao Trabalho está alinhada com diversas ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU, como:

  • ODS 3: Saúde e Bem-estar – a bicicleta como meio de transporte contribui para a prática de atividade física e para um estilo de vida mais saudável;

 

  • ODS 7: Energia Limpa e Acessível – a bicicleta é um meio de transporte que não utiliza combustíveis fósseis e contribui para a redução de emissões de gases poluentes;
  • ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis – o uso da bicicleta contribui para a redução do tráfego nas cidades e para a criação de um ambiente mais sustentável;

  • ODS 13: Ação contra a Mudança Global do Clima – a bicicleta é um meio de transporte que não emite gases poluentes, contribuindo para a redução dos impactos ambientais.
Empresas: Incentive seus funcionários a irem de bike ao trabalho e aproveite os benefícios para sua equipe e para o meio ambiente. Seja uma empresa amiga da bike!
Funcionários: Considere adotar a bicicleta como meio de transporte para o trabalho. Desfrute dos benefícios para sua saúde, qualidade de vida e contribua para um futuro sustentável.
Voluntáries: Seja um captador local de recursos em sua cidade e ajude a fortalecer a campanha De Bike ao Trabalho.

E você, caro leitor, pode: 

  • Utilizar a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho e para outras atividades do seu dia a dia;
  • Incentivar sua empresa a adotar políticas de estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte;
  • Participar da campanha De Bike ao Trabalho, divulgando as ações nas redes sociais e incentivando outras pessoas a aderir;
  • Contribua para a construção de cidades mais sustentáveis, participando de iniciativas e campanhas que promovam a mobilidade ativa.

Veja como foi a campanha nos anos anteriores:

Em 2022, promovemos a live ‘’De Bike Elétrica ao Trabalho’’ com a participação da Aliança Bike, Tembici, Vela Bikes e Cheguei de Bike, abordando as vantagens, desafios e experiências da bicicleta elétrica como veículo que contribui para a mobilidade urbana das cidades, sem poluir o planeta.

Em 2021 nosso objetivo foi mobilizar organizações, empresas e indivíduos para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, por mais saúde, menos poluição nas cidades e através de uma locomoção segura para evitar o contágio do covid-19, afinal, a bicicleta é um veículo individual que permite o distanciamento social enquanto é praticado exercício físico. Neste ano lançamos a cartilha digital para auxiliar quem quer começar a experimentar a bicicleta como meio de transporte ao trabalho.

Em 2019 a campanha fez um chamado para mapear as Empresas Amigas da Bike: através de um formulário simples, no site da campanha, a empresa submete seu perfil como apoiadora e incentivadora dessa prática entre seus colaboradores. O objetivo com isso é criar um banco de dados das boas práticas oferecidas a fim de mobilizar incentivos fiscais e benefícios para as empresas que estimulem e valorizem a bicicleta e a mobilidade ativa.

Em 2018 a campanha realizou sua primeira premiação para empresas em colaboração com o Instituto Ethos e a GCCA (Global Call for Climate Action), que teve como objetivo dar visibilidade às boas práticas das empresas de São Paulo que facilitam o uso da bicicleta no deslocamento ao trabalho e apostam nas pedaladas de seus colaboradores para promover saúde e qualidade de vida.

Saiba mais aqui

#DeBikeaoTrabalho #Bicicleta #Sustentabilidade #MobilidadeAtiva #ODS #Agenda2030 #TransporteSustentável #Saúde #MeioAmbiente #CidadesSustentáveis

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support