TransBike: feminismo, transsexualidade e a construção de ser mulher

TransBike: feminismo, transsexualidade e a construção de ser mulher

Quero começar esse texto saudando a belíssima canção “Não precisa ser Amélia ” da Bia Ferreira em que diz “ não se nasce feminina, torna-se mulher”

Pois, além das semelhanças neurais que nós mulheres transgêneras e cisgêneras compartilhamos, como demonstradas na pesquisa de Giancarlo Spizzirri – USP, nós também compartilhamos o desafio de nos entendemos e nos construirmos quanto mulheres em uma sociedade machista, misógina e patriarcal como a brasileira.

Mas Doutora! Como é esse, se construir mulher trans em conjunto com a diversidade de mulheres brasileiras?

E a resposta é: desafiadora, pois como o feminismo nos fala, não há jeito certo de ser mulher e de se construir como mulheridade, devido aos diferentes recortes de raça, sexualidade, regionalidades e financeiros que nos perpassam diariamente.

Contudo, minhas experiências feministas, principalmente após o início da minha transição de gênero. Vem me mostrando que a irmandade/ sororidade é um aspecto fundamental nas múltiplas construções das mulheres trabalhadoras, mães, negras, brancas, cientistas, cicloativistas, LBTQIA+ e dos mais variados recortes sociais.

Sororidade essa criadora de espaços acolhedores, de luta, de saúde mental, rede de apoio e de amor como o @pedalamanaa que vem fazendo um poderoso trabalho ciclofeminista no norte do país, com diversas ações que incluiu o 1o pedal pela visibilidade trans da região norte do Brasil com a participação da @familiahope.

Sendo um dos meus espaços de construção como mulher, onde retiro diversos exemplos diários do que é ser mulher de luta e multifacetada nesse nosso Brasil.

Portanto, minha dica final sobre o caminho de se construir mulher é ir ao encontro da sororidade feminista que encontramos nos diversos cantos do Brasil.

E feliz dia de todas as mulheres.

#bikeanjo #bikeanjas #bikeanje #transbike

Danny Ventura Bike Anja

Este texto foi escrito por: Dra. Danny Ventura, Biomédica esteta, Mestranda em neurociências e biologia celular – UFPA, Cicloativista e conselheira fiscal da rede Bike Anjo

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support