TRANSbike: A segurança na magrela

TRANSbike: a segurança na magrela

E como anda seu medo de sair de casa e ser agredide na rua?

Assunto complicado, né! Principalmente porque segundo um estudo recente do instituto locomotiva mostrou que 45% das pessoas Trans já sofreram algum tipo de transfobia em seu deslocamento ( instituto locomotiva )

O que nos faz pensar  várias vezes antes de sairmos de casa e usufruirmos do nosso direito à cidade, além do direito de ir e vir. Ficamos com medo de sofrermos transfobia e não termos como escapar , seja a pé, no transporte coletivo lotado ou até mesmo nos APPs de transporte em um país como o Brasil que mata pessoas transsexuais e travestis no mundo ( ANTRA ).

Contudo,  minha experiência e as conversas com pessoas trans e travestis de todo o Brasil me fez abrir os olhos à possibilidade real da nossa querida bicicleta ser uma forte opção de segurança pública a nossa população trans e travesti em todo território nacional.

Porque, a magrela é um meio de transporte ágil, individual, autônomo, relativamente rápida e de baixo custo ( De bike ao trabalho – Bike Anjo ). Encaixando-se assim, perfeitamente com nossas necessidades de escapar rapidamente de situações de transfobia e econômicos, pois infelizmente o mercado de trabalho Brasileiro não é receptivo, nos levando a empregos informais e/ou de baixa remuneração ( Veroneze, R.T; 2022 ).

Portanto, faz-se necessário um olhar mais atento a bicicleta como instrumento de segurança pública a população transsexual e travesti brasileira, juntamente com a cobrança de investimentos dos diversos setores do poder publico em segurança e educação contra a transfobia nos diversos meios de transporte, o que obviamente inclui a nossa querida e amada bike. 

#bikeanjes #bikeanjas #bikeanjo #transbike #bicicleta #mobilidadeurbana #cidadessustentáveis #equidadedegênero

 

Danny Ventura Bike Anja

 

 

Texto por Danny Ventura, conselheira fiscal Bike Anjo, Bike Anja de Belém, integrante do coletivo Pedala Mana!

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support