Carnaval e pedal, dicas de como curtir com segurança

Carnaval e pedal, dicas de como curtir com segurança.

Enfim, o carnaval chegou!!! As datas oficiais são nos dias 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça-feira, respectivamente, mas a gente sabe que os bloquinhos já estão começaram a pipocar por todo país. E como não desgrudamos da nossa companheira inseparável, separamos algumas dicas para vocês pedalarem muito nestes dias de carnaval.

Se organize com antecedência

  1. Procure traçar, antecipadamente, a rota a ser seguida, e dê preferência a lugares movimentados, sabemos que as ruas terão uma dinâmica diferente dos dias “normais”. Evite ruas sem movimentação e com iluminação insuficiente. Procure locais com ciclovias (feitas, exclusivamente, para bicis) ou ciclofaixas (caminhos pintados no chão, ao lado das vias destinadas a carros e demais veículos). Na falta delas, procure se colocar na faixa à direita da via, mas não muito perto da guia. Ocupe um terço da faixa ou a metade, em vias mais tranquilas.

     

  2. Pesquise por paraciclos e bicicletários (se informe dos horários de funcionamento). Não tem? Procure por estacionamentos próximos e combine um valor para deixar a sua bicicleta em segurança ou procure outros ciclistas para vocês deixarem suas bicicletas perto umas das outras e claro leve suas trancas. Dica da dica: baixe o Guia Prenda ou Perca da Transporte ativo
  3. Mantenha os pneus calibrados. Com pressão baixa, o esforço aumenta muito, acelerando o cansaço. Verifique os freios. O ideal é que não haja curso excessivo dos manetes para frenagens mais rápidas e seguras. Se necessário, faça uma revisão essa semana! Saiba mais no e-book das Bike Anjas.

Sinalize sempre

É muito importante que os motoristas possam prever sua trajetória, por isso sempre sinalize o que pretende fazer usando sinais de mão. Peça passagem, dê passagem, sinalize que o motorista pode passar quando você decidir esperá-lo, avise quando você for precisar entrar na sua frente (e espere para ver se ele vai parar mesmo).

Beba bastante água e tenha algo para comer

A ingestão de água vai ajudar a manter o corpo hidratado e isso garante o bom funcionamento do organismo. Leve sempre uma garrafinha com água e abasteça sempre que for possível. Lembre-se quando estiver com sede é porque você já está desidratado e se possível algo para comer, como biscoito, barra de cereal, paçocas e frutas. Se sentir que irá passar mal, não se desespere, tente manter a respiração e pare no primeiro local seguro que encontra.

Mantenha os seus amigos e parentes informados

Antes de sair para pedalar, avise algum parente ou familiar próximo. Informe o horário que você pretende voltar e também o destino. Compartilhe sua localização com as pessoas que você irá encontrar e com seus contatos de emergência. Leve sempre seus documentos pessoais.

Use roupas leves, confortáveis e use tênis

Normalmente se fica bastante de pé durante o carnaval, por isso, o ideal é usar roupas leves e confortáveis para evitar o calor em excesso, o desconforto e assim não prejudicar o corpo e a diversão, pense em fantasias que irá se sentir confortável para pedalar. Utilizar um calçado confortável pode fazer diferença durante o pedal e a folia. Para evitar bolhas e calos, o uso de um tênis com meia é o mais recomendado.

Use protetor solar

Evite a exposição excessiva ao sol. Além de ressecar pele, cabelo e lábios, o exagero pode causar desidratação. Use sempre filtro solar. O ideal é utilizar com pelo menos 30 minutos de antecedência e reaplicar no intervalo de duas horas. E não esqueça do protetor de lábios também.

Modere no álcool

Não recomendamos beber e pedalar! Para quem tem planos de beber, é bom ter alguns cuidados extras. O primeiro deles é certificar de deixar sua bicicleta em segurança para buscá-la no dia seguinte. Bebidas alcoólicas são diuréticas e estimulam a perda de líquidos do corpo, podendo causar desidratação. Tente sempre intercalar um copo de bebida alcoólica com um de água. Planeje parar de beber com pelo menos 2h de antecedência antes de sair do local da festa e se hidrate bem nesse período.

Coma de três em três horas

Balancear e variar a alimentação pode significar mais energia durante os dias de carnaval. Aposte nos carboidratos. Consuma cuscuz, pães, arroz, macarrão e batata nas refeições antes das festas. Não esqueça das frutas e verduras, alimentos ricos em água e nutrientes que vão ajudar a manter o corpo nutrido e hidratado.

Se puder, doe sangue antes da folia!

Nesta época de Carnaval os hemocentros brasileiros têm uma baixa significativa no estoque de sangue, em torno de 20% a 30%.

Recomendações para quem deseja doar:

  • Não doe em jejum;
  • Faça repouso de no mínimo 6 horas na noite anterior à doação;
  • Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
  • Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Agora é só curtir e lembre de marcar a gente!!! @bikeanjo

#bikeanjo #bikeanjas #bikeanjes #bicicleta #carnaval2023 #mobilidadeativa #mobilidadeurbana #cidadessustentáveis

 

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support