EBÃO 2022 – Veja como foi nossa festa de aniversário pelo país!

EBÃO 2022 

Novembro é o mês de comemoração do aniversário da rede Bike Anjo!

No dia 24 completamos 12 anos ensinando as pessoas a pedalar e realizando sonhos!!!

 

E para comemorar, seguindo a tradição, realizamos a nossa mais amada oficina, a EBA! Escola Bike Anjo – aprender a pedalar, em várias cidades do Brasil, como uma grande festa, o EBÃO! Também realizamos uma grande festa virtual, o Oscanjo, que premiou bike anjes e articulações em 20 categorias! 

Em 2022, as articulações locais foram convidadas a realizar o EBÃO! no dia 27, domingo, e grupos de voluntáries em 16 cidades toparam participar dessa festa! Elas foram: Aracaju  (SE), Fortaleza (CE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília, Contagem, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo, Teresina, Vitória e Vila Velha, Volta Redonda e teve até EBÃO online em São Luís!

Confira no post como foi a festa em algumas das cidades que realizaram o EBÃO! em 2022!

BELO HORIZONTE

“No nosso EBÃO tivemos muitos alunos pedalando. Contamos com a contribuição deles para a realização do nosso café da manhã. Tivemos a presença do terça das manas que é um grupo de mulheres feministas, elas estavam puxando um pedal de 21 dias de enfrentamento à violência contra as mulheres.”

RECIFE 

A gente estava bem animados pra esse EBÃO tanto que a gente preparou uma programação para o dia todo. Começamos uma das maiores ebas do ano com 29 atendimentos, em seguida a gente cantou parabéns com tudo que tem direito num aniversário: Convidados como o Milvo diretamente do BADF, bolo de aniversário com direito a vela e chapéu e salgadinho e refrigerante que não poderia faltar. 

Depois a gente foi almoçar, um momento bem legal de interação tanto dos anjos como dos aprendizes. E com o bucho cheio a gente faz o quê? Isso mesmo, pedala, depois do almoço a gente fez um pedal com os aprendizes pelo Recife Antigo que foi bem divertido e animado. Alguns aprendizes como a Gabi e Camila começaram o dia sem saber nem subir na bicicleta e terminaram o dia com 4 km de pedal, outros como o Oliver de apenas 12 anos e João junto com a Anja Bárbara seu  se empolgaram e fizeram mais 7 km para deixar a bicicleta perto de casa. Tem certeza que esse evento vai ficar na memória de todos que participaram.

BIke Anjo Pernambuco

SÃO LUÍS 

A articulação estava muito animada para a realização do EBÃO! No mês anterior realizamos um chamado de voluntáries bike anjes para ampliar a Bike Anjo São Luís e essa energia nova também seria celebrada na nossa festa estava marcada para o sábado, 26/11.

Infelizmente o mês de novembro também foi marcado por um aumento no número de casos de COVID-19, mas graças à vacinação os casos não têm sido graves e não foi registrado óbito na cidade! Essa nova onda pegou inclusive algumas das nossas voluntárias que estavam envolvidas na organização do EBÃO! Elas já estão bem e recuperadas. 

Mas tivemos de cancelar a nossa festa presencial, só que a gente queria demais celebrar o aniversário de 12 anos da Bike Anjo, por isso fizemos uma Celebração Virtual na Sala Bike Anjo para não deixar passar a data e ter um momento de integração entre voluntáries! 🥳🚲😇

A celebração foi um bate papo de fim de tarde para nos conhecermos mais e nos conectar. Conversamos sobre a nossa relação com a bicicleta e como começamos a pedalar, muitas de nós receberam apoio para perder o medo de andar de bicicleta na rua e agora estão retribuindo e continuando essa corrente do bem!

Também compartilhamos nossos sonhos e planos futuros com a companheira bicicleta, alguns deles foram: turismo urbano de bicicleta, cicloviagens, comprar uma bicicleta, ir ao trabalho de bike e desenhar e realizar projetos para a promoção da bicicleta! 

Saímos do encontro já com um encontro marcado para Janeiro de 2023, um Pedal Passeio des Bike Anjes para conhecer a Ponta do Bonfim na região do Itaqui-Bacanga de São Luís. Esse mesmo percurso leva também à Universidade Federal do Maranhão, local de trabalho da Carla, bike anja que quer começar a ir de bicicleta ao trabalho.

Então vamos unir o passeio com uma prática no trânsito de bicicleta e já começar o ano apoiando a realização dos sonhos das nossas integrantes! 

NATAL

No último domingo, dia 04 de dezembro foi realizado o EBÃO – 12 anos de aniversário da Rede Bike Anjo, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal do Natal e coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SEMUL) para a Campanha “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas”. O evento reuniu a EBA, Tenda da Saúde com serviços de aferição da Pressão Arterial e testes rápidos de Covid-19, ao mesmo tempo que era realizada uma Roda de Conversa sobre a Violência sofrida pelas Mulheres. O evento foi realizado na Praça Pedro Velho, no bairro de Petrópolis, das 15h às 17h.

BRASÍLIA 

O aniversário da rede Bike Anjo em Brasília foi celebrado com muita alegria! Mesmo com a ameaça de chuva, tivemos a presença de alguns aprendizes e de diversos voluntários, inclusive alguns de longa data, que não compareciam às nossas atividades há bastante tempo. 

Tivemos bolo, salgadinhos, doces gostosos e muito suco e refrigerante. Foi uma tarde especial de confraternização entre os aprendizes e os voluntários, reforçando os nossos laços de amizade.

Entre as pessoas que aprenderam, destacamos a presença de um aprendiz que viajou mais de 200 km, a partir de Goiânia, apenas para realizar o sonho de aprender a pedalar.

Parabéns a rede Bike Anjo! Que venham muitos outros “EBÃOs” pela frente!

CONTAGEM

As aulas realizadas em Contagem no domingo, dia 27, foram um sucesso. Com as inscrições esgotadas, a ação envolveu desde crianças até pessoas na idade longeva: todas com sede de aprendizado. Sim, nasceram novos ciclistas neste fim de semana!

Dona Marlene, de 65 anos, foi uma das alunas da oficina. Orientada pela monitora voluntária Helô, Marlene deu as primeiras pedaladas. “Ela chegou aqui cheia de medo, mas com muita determinação”.

Desde o ano passado, a Move Cultura em parceria com a Rede Bike Anjo, tem ensinado muitas pessoas a pedalar por meio da oficina Aprendendo a Pedalar, que  faz parte das ações do projeto Dê um Rolê em Contagem. Participar do EBÃO em sintonia com outras cidades brasileiras foi um momento muito especial. Que venham as próximas edições!

MANAUS

Bike Anjo 12 anos!

Neste último domingo 27/11 rolou o EBÃO em comemoração aos 12 anos da rede Bike Anjo e nada melhor do que comemorar ensinando e trazendo novos ciclistas para as ruas.

Nesta edição de aniversário foram atendidos 35 alunos!

Viva Bike Anjo! Viva a Bicicleta! 💚

ARACAJU

Depois da reportagem do Programa Combinado, que passou no último sábado do mês de outubro, a procura pela escola de bike anjo aumentou durante a semana do dia 31/10/2022 – 06/11/2022.  Nós não colocamos limites, deixamos o convite aberto para todos, se a pessoa não participasse, pelo menos saia de casa no domingo. Mas como a procura foi muita, no dia do encontro, tivemos que limitar a quantidade de participantes para não perder qualidade, e deixar a desejar. Foram atendidas 18 pessoas, entre homens, mulheres e crianças. Todos ficaram satisfeitos com a possibilidade de realização do sonho. 

Depoimento da aprendiz Ju Jesus: 

Não pude ir mês passado, mas fui pela 1° vez em agosto, e na 2° vez em setembro nem acreditei qdo conseguir andar sozinha. 😅 Se soubesse, tinha tentado antes. Não tentava com vergonha. Mas professores como esses do Bike Anjo, não ia achar em lugar nenhum. 🥰

Agora no meu 3° encontro, já pude até sair andando sozinha. Ainda preciso treinar a saída. 😅Mas estou muito feliz com essa conquista em minha vida! Nossa se não fosse vocês do Bike Anjo – Sergipe me incentivando, eu não teria conseguido. 

Meu coração não cabe de tanta gratidão. Obrigada! 🥰

Depoimento da aprendiz Aldean: 

Pra mim foi uma experiência maravilhosa, pois sempre tive um trauma com relação a bicicleta e todos vocês professores me deixaram bem tranquila quero desde de já agradecer a todos. Meu muito obrigada.

FORTALEZA 

No domingo, 27/11, foi realizado o EBÃO em Fortaleza! Foram 28 aprendizes, atendidos por 7 voluntários (além da voluntária que fica na prancheta). Ficamos felizes por termos conseguido mais voluntários do que normalmente! Levamos um bolinho simples para dividir, e balões coloridos para enfeitar o parque, que também teve no mesmo dia um encontro de bicicletas antigas.

Após o evento, alguns de nós fomos almoçar, bater um papo e tomar aquela cervejinha, o que tem se tornado usual após as EBAs.

SÃO PAULO

Realizamos o EBÃO dia 27/11 com a presença de 30 pessoas que vieram aprender a pedalar, duas que vieram praticar pedaladas e 11 anjes, que se dividiram entre pranchetanje (a Denise), um mecânico (o Mau) e os demais ensinaram a pedalar.

A anja Helenice teve dois papéis, além de ensinar a pedalar também incluiu os contatos de quem aprendeu a pedalar no grupo de alunes que temos. A Lu Souza gravou depoimentos de quem estava aprendendo a pedalar; ficaram muito, muito legais.

Alguns acontecimentos que aqueceram os corações: Recebemos uma visita muito carinhosa do Monta Mona, grupo de pedal identitário LGBTQIAP+, que veio nos desejar feliz aniversário, doamos uma bicicleta para o Abimael do Giro Sustentável entregas, cicloentregador que foi atropelado por um taxista e perdeu sua bike.


No fim da aula cantamos parabéns e compartilhamos um bolo (feito pela Denise) entre anjes e alunes. No período da tarde, quando normalmente não há atividade, fomos todos os anjes almoçar juntes e beber uma cervejinha enquanto conversávamos, aproveitando um tempo gostoso que nem sempre temos assim, em grupo, o que é super importante, porque podemos perceber melhor quem somos, para além das EBAs. 

SALVADOR

A Bike Anjo Salvador realizou a sua EBA! de Aniversário dos 12 anos do Bike Anjo – EBÃO! Salvador – no domingo dia 27/11/2022, tendo sido a quinta edição nos 10 anos da articulação local (2016, 2017, 2018, 2019 e 2022). A atividade contou com a colaboração de 10 voluntáries e o atendimento de 31 alunes entre às 8 e 12 horas. Foi a terceira atividade nos 90 dias de retorno das atividades de Salvador após o hiato gerado pela situação sanitária mundial, que conta hoje com 33 voluntários atuantes, além de apoiadores eventuais.

O EBÃO teve início pontualmente às 8 da manhã, com a fala do anjo Marcos de Moraes sobre um projeto de inclusão de pessoas com deficiência a partir das bicicletas modelo “tandem”, para dois ciclistas, iniciado por ele e amigos no último mês. Os presentes também tomaram conhecimento através do anje Tony Cezar sobre a iniciativa da Bike Anjo com a bicicleta ODKV (ô de cá vê), que consiste de duas bicicletas acopladas lado a lado com guidões interligados, permitindo o equilíbrio tal como um quadriciclo, utilizado em articulações como o Pernambuco Bike Anjo – PEBA. Todos ouviram o retrospecto sobre o nascimento da Bike Anjo no Brasil, em Salvador e das edições do EBÃO em toda a sua história, gerando emoções a cada momento. O próprio Tony contou a sua história enquanto aluno do projeto em 2015 até os dias atuais como voluntário. Desta forma, foi realizado um chamamento para que qualquer pessoa, especialmente os alunos, que se sentir tocada possa se voluntariar como Anje nas mais diversas formas, de acordo com os dons de cada um, pois “a messe é grande e poucos são os voluntários” para continuar alimentando o projeto, que nasceu do povo para o povo, sem o dedo dos poderes públicos.

Durante as aulas contamos com a adesão voluntária de várias pessoas para ensinar, onde o Alisson manifestou o desejo de tornar-se um Bike Anjo em Salvador. 

 

Fast facts EBÃO! Salvador – Av. Magalhães Neto, Pituba:

  • Número de voluntários: 9
  • Número de atendimentos: 31
  • Primeiro atendimento: 08h10
  • Último atendimento: 11h50
  • Aluno mais novo: 3 anos
  • Aluno mais velho:  61 anos

TERESINA – PIAUÍ

No dia 27/11/2022 realizamos o EBÃO em comemoração aos 12 anos  do Bike Anjo Nacional, e aproveitamos também para comemorar os 10 anos da Bike Anjo Teresina, na Nova Potycabana.

Com a presença de 35 pessoas incluindo (crianças e adultos) que vieram aprender a pedalar, acreditamos que em média foram mais de 100 pessoas. Todo início de EBA temos o nosso Educador Físico Franklin Lima que faz o aquecimento dos alunos, após a aula de Educação Física os voluntários fazem uma pequena palestra, relatando a importância do uso de bicicleta como meio de transformação para a sua vida e para sociedade, e também temos um momento abençoado de oração com todos os alunos, voluntários e responsáveis, o objetivo dessa oportunidade é passar aos alunos de que eles são capazes de superar seus limites e que cada gota de suor derramado, seja o tempo que for valerá muito a pena.

Iniciamos a nossa aula ás 17:00 até 17:40 e tivemos o primeiro intervalo para cantar os parabéns com bolo, suco, refrigerante, cachorro quente, doguinho sem lactose, geladinho, onde conseguimos tudo por doações, tivemos também um sorteio de uma Bicicleta  Aro 12  que nos doaram para arrecadar fundos, onde fizemos uma rifa e foi sorteado no dia. Em Teresina tivemos um aumento de mais de 100% de voluntários onde estão firmes no projeto e tem se doado em cada missão, gratidão a Bike Anjo por esse projeto porque sabemos que essa missão vai muito mais do que ensinar a andar de bicicleta, pessoas estão superando seus medos e estão aprendendo a pedalar por mundo melhor. 

VITÓRIA 

Com as articulações locais reunidas no 10º EBÃO, no último domingo de novembro, 27/09, comemoramos o aniversário de 12 anos da nossa querida rede nacional e da presença dela no ES, comemorando 10 anos VIX, 08 anos VV, 06 anos Serra e 05 anos da caçulinha Viana.

Um café da manhã compartilhado deu a energia para as várias anjas e anjos que participaram desse momento, para as pessoas que visitaram ou buscaram contato com a bicicletinha.

Porque sim, também fizemos uma EBA e foi maravilhosa, tivemos muitas crianças e mulheres empoderadas. Todes aprenderam e com seus familiares compartilharam suas emoções, transformações e vitórias. Muitos elogios. Ficamos exaustes, felizes e energizades pelo reencontro presencial com as anjas e anjos. Sigamos firmes para um novo recomeço. #VivaBikeAnjo

RESGATANDO A HISTÓRIA DA BIKE ANJO

Comemorar também é relembrar nossa história, por isso também aproveitamos para resgatar como surgiu a Bike Anjo: convidamos o JP Amaral e a Aline Cavalcante para compartilhar com a gente como surgiu a rede e também as oficinas para ensinar a pedalar do zero.

Confira os depoimentos no nosso Instagram:

JP Amaral

Aline Cavalcante 


E a Bia Viana, nossa presidenta também compartilhou como sua história faz parte da história da Bike Anjo.

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support