ASSEMBLEIA 2022

Resumo

No dia 31/01/2022 a Associação Bike Anjo realizou a Assembléia Geral 2022 às 19h na sala.bikeanjo.org. A rede Bike Anjo foi formalizada como associação em dezembro de 2013, constituindo cnpj próprio para realização de atividades e parcerias envolvendo a bicicleta e a construção de cidades

Desde então, além de rede de anjos, anjas e anjes, a Bike Anjo possui um cadastro de pessoas associadas, que pode ser preenchido por voluntáries e também aprendizes, basta querer acompanhar e acreditar na rede Bike Anjo. Antes da pandemia, o cadastro de pessoas associadas era feito apenas presencialmente, porém com as novas regras legais, é possível se associar através de formulário online.

Muitas informações constam na seção de transparência do site da bikeanjo.org como dados financeiros, projetos e membros.

Como foi a assembleia em 2022?

Conduzida pelo diretor presidente da associação em exercício Pedro Wandalsen (SP),  secretariado pela diretora financeira em exercício Daniela Rodrigues (ES) e contando com 25 presentes, a pauta tratava sobre: 

1) Inclusão de novas pessoas associadas;

2) Mudança do estatuto para criar a loja virtual; 

3) Prestação de contas do exercício de 2021 e  parecer do conselho fiscal; 

 As contas da Associação foram 

4) Eleição da nova Diretoria;

5) Apresentação dos projetos para 2022.

No início da Assembleia foram oficializadas as novas pessoas associadas a partir da inscrição no formulário de associação compartilhado acima. Além disso foram aprovadas as contas da associação com ressalvas a partir do parecer do conselho fiscal. Esses dados serão carregados na página de transparência do site da bikeanjo.org junto com a apresentação de projetos e atividades que ocorreram em 2021 e o que planejamos para 2022 pela articuladora de mobilização Vivian Garelli (RJ). 

Os pontos de destaque da Assembleia Bike Anjo 2022 foram os debates sobre a criação de uma loja virtual e a eleição de uma nova diretoria e conselho fiscal da associação.

A criação de uma loja virtual para venda de produtos da Bike Anjo é uma vontade antiga, mas que esbarra em questões de logística e na necessidade de mudança do estatuto em vigor para permitir a criação de uma loja online, o que necessita da produção de uma proposta de redação e de apresentação de custos. Após intenso debate entre os presentes decidiu-se estudar melhor as opções para futuramente efetivar essa vontade em uma reunião extraordinária para esse assunto. 

Além disso, realizamos a eleição de uma nova chapa para assumir a diretoria e o conselho fiscal, responsáveis por garantir que os processos e combinados com a rede sejam seguidos em qualquer situação que se use o CNPJ, além de acompanhar documentos exigidos por projetos, prestação de serviços, doações, e aprovar contas. Todos os membros são anjes voluntáries e possuem um mandato de 2 anos. Resumindo: o trabalho da diretoria e conselho fiscal é suuuper importante!

Além da diretoria, contamos com o conselho deliberativo, a articulação Pedivela, composta por representantes das várias cidades que a Bike Anjo possui grupos de voluntários, além da equipe institucional contratada para executar trabalhos de gestão, administração, tecnologia da informação, comunicação e mobilização.

E na Assembleia de 2022 contamos com uma nova eleição, destacando a grande presença do norte nessa chapa, especificamente da galera de Belém do Pará, que compõe o conselho fiscal em 2 pessoas, além da nossa diretora presidenta! Contamos ainda com representantes de São Paulo, Campinas e Espírito Santo nos demais cargos. São nossa nova diretoria e conselho fiscal eleitos em 2022:

Diretoria:

– Presidenta: Bia Viana – Belém/PA 

– Financeiro: Lucas Guima – Campinas/SP 

– Administrativa Daniela Rodrigues – Vix/ES 

Conselho Fiscal:

– Danny Beatriz Ventura Belém/PA 

– Jhonny Ferrer – Belém/PA 

– Pedro Vasconcelos São Paulo/SP 

 

A chapa obedeceu às exigências de paridade de gênero (conter ao menos 50% de mulheres e buscar um equilíbrio regional para além do sudeste). Além disso destacamos a presença de uma pessoa trans na chapa, um feito histórico e muito importante, além de também contarmos com uma mulher na diretoria presidente!

E falando na presidente temos uma história linda pra compartilhar: A Bia Viana conheceu a Bike Anjo como aprendiz! Ela aprendeu a pedalar conosco e agora está na presidência da rede. Que chique né? Ninguém para ela não!

Damos as boas vindas e o agradecimento por todes que ajudam essa rede linda a continuar crescendo!

FONTES:

Quem quiser consultar a gravação é só acessar nosso youtube. (em breve)

Para consultar a Ata da reunião é só clicar aqui.

Para apoiar a associação conheça nossa Campanha do Apoia-se

Para conhecer nosso estatuto acesse a transparencia da biekanjo.org

 

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support