OUTUBRO ROSA – PEDAL ERIKA SALLUM

Sempre no mês de Outubro a Bike Anjo já tradicionalmente realiza campanhas nas redes sociais em prol do Outubro Rosa, pela campanha de visibilidade pela importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, mas em 2021 resolvemos fazer uma campanha especial, em homenagem à jornalista e cicloativista Erika Sallum.

Sobre o Câncer de mama:

Segundo o portal do ministério da saúde:

“Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico”.

Existe uma Cartilha feita pelo Inca, com orientações mais completas sobre o tema, inclusive informando como realizar o diagnóstico precoce! 

Um pouco mais sobre a Erika

Neste ano de 2021, uma pessoa muito importante no ativismo nos deixou, Erika Sallum, jornalista e cicloativista que assinou diversas reportagens e ações pelo cicloativismo em São Paulo.

Ela foi editora de revistas como a Go Outside e Bicycling Brasil

Criadora e conteudista do blog Ciclocosmo, na Folha de São paulo, que segue na ativa pelo seu companheiro: https://ciclocosmo.blogfolha.uol.com.br/  

Ela também deixou um lindo e forte relato do cancer e a sua relação com a bike na prettydamnedfast.com

Ah, e existe também um abaixo-assinado para renomear uma Ciclovia em homenagem a Erika! Você já assinou? Clique aqui:  https://aliancabike.org.br/apoio-ciclovia-erika-sallum/

Para homenageá la, aconteceram atividades em diferentes locais do Brasil em sua homenagem

 

São Paulo /SP

Na cidade de São Paulo, aconteceu um pedal puxado pela Revista Go Outside no dia 23/10 que contou com a presença de diversos outros coletivos e organizações de bicicleta. Segue o teto da divulgação:

Texto no insta da Go Outside Oficial

OUTUBRO ROSA: PASSEIO CICLÍSTICO

Homenagem à Erika Sallum

Esta intrépida ciclista da foto é Erika Sallum, jornalista das grandes e ativista de causas importantes para a democratização do uso da bicicleta nas cidades, especialmente em São Paulo. Erika foi diretora de redação da revista Bicycling e da Go Outside até agosto deste ano, quando faleceu em decorrência de um câncer de mama, diagnosticado em 2016, aos 39 anos.

Neste sábado, 23/10, vamos homenagear a Erika e todas as pessoas que tiveram suas vidas marcadas de alguma forma pela experiência do câncer de mama. Junte-se a nós e àqueles que acreditam no poder do esporte e da atividade física para prevenir e enfrentar esta doença, que representa a 2ª causa de todas as mortes de mulheres no Brasil.

Nosso encontro será no gramado central do Parque do Povo (SP), de onde seguiremos pedalando pela Ciclovia do Rio Pinheiros, finalizando com uma confraternização no @amemcafe . O trajeto terá cerca de 10km, bem acessível a todos, e contará com o apoio de @bikeanjo e @fugacc. A entrada é aberta ao público e as primeiras 50 mulheres que chegarem no ponto de encontro, às 9h30, ganharão camisetas de ciclismo exclusivas do evento e poderão concorrer a um teste genético Viva Mulher, oferecido por @sommosdna .

Esperamos todos para celebrar a vida sobre duas rodas!

Foto: @augustobartolomei

Niterói/RJ

Na cidade de Niterói / RJ aconteceu no sábado 30/10 às 9h o passeio ciclístico pelo Outubro Rosa, em parceria com a prefeitura de Niterói, a coordenadoria Niterói de Bicicleta, Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres – Codim Niterói, a Nittrans, a loja Bike Fika Café e contou com a presença da Bike Anjo Niterói

O passeio do Outubro Rosa de Niterói acontece há 10 anos, como uma campanha de grande importância para a cidade que contou este ano com cerca de 120 pessoas participaram do trajeto, saindo da ciclovia da Avenida Marquês do Paraná e terminando na Praça do Rádio Amador, em São Francisco. O câncer de mama é uma doença que pode ser tratada quando o diagnóstico é precoce e o passeio é realizado para conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

Durante a abertura do evento foram feitas falas em homenagem ao fisioterapeuta Paulo Gonçalves, que faleceu em setembro deste ano, um dos fundadores do Projeto Outubro Rosa Niterói, além da cicloativista e jornalista Erika Sallum, que também nos deixou este ano por conta do câncer de mama.

Volta Redonda – RJ / Grupo Bike Flor

Bike Flor é um grupo de ciclismo composto só por mulheres. Criado em 2015 em Volta Redonda-RJ, mas acolhendo ciclistas de todos os lugares. Oportunizamos às mulheres , em todas as etapas de desenvolvimento no ciclismo, a viverem momentos de descontração e alegria, nessa experiência de vida, maravilhosa, de estar em cima de uma bike, sentindo-se livre e feliz!!!! 

Realizamos um pré-evento no dia 21/10 e ainda um evento maior ainda neste último domingo dia 31/10/2021. O Pedal Bike Flor: Outubro Rosa em prol do GAPC (Grupo de Apoio à Pessoas com Câncer), arrecadou fraldas geriátricas para os pacientes dessa instituição, além de um passeio, uma, singela homenagem a cicloativista, Erika Sallum, que nos deixou em 14 de agosto deste ano, vítima de câncer de mama. 

Para nós ela é um exemplo de garra, coragem e amor a esse esporte, pois desde quando descobriu a doença, em 2016, até 2021, viveu momentos incríveis pedalando.. 

Ela nos inspira para que possamos nos encorajar quando a vida nos apresentar momentos difíceis.  Que façamos como ela mesmo disse: “o mais lindo é subir na bike e dizer um ‘baita sai fora’ à condição que a vida te impôs.

Belém / PA

Hoje, 24/10, foi dia de comemorar 4 anos de existência deste coletivo Pedala,Mana!, de mulheres ciclistas de Belém/PA que participam também da Bike Anjo Belém. Com um café da manhã cheinho de amor, carinho e cuidado, fizemos um pedal até o Parque Estadual do Utinga, que também homenageou a ativista Erika Sallum vítima do câncer de mama e falamos da importância do diagnóstico precoce e a importância de cuidarmos do nosso corpo.

Gratidão às manas.

São Luís / MA

Toda terça-feira, as mulheres do Pedal das Minas de São Luís do Maranhão realizam o pedal semanal pela cidade, e a edição do último dia 26/10 foi especial, em homenagem a Érika Sallum. Elas se encontraram em diferentes bairros, estimulando a companhia das mulheres de diferentes regiões até o ponto de encontro dos grupos, às 20h30, onde as participantes conversaram sobre a Erika e a importância da conscientização do câncer de mama. Obrigada a todas!

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support