Cicletada de las ninãs- BRASIL

A Cicletada de las Niñas é uma bicicletada de mulheres, crianças e dissidentes que se denomina como:

 “um convite a pedalar e sonhar com uma cidade melhor. É um convite para se re-apropriar do espaço público usando a bicicleta como um meio, demonstrando que as ruas também pertencem a meninas, mulheres e dissidentes” (tradução livre).

Elas começaram realizando pedais exclusivos de mulheres em 2018 no Chile, 2019 duas edições, no Equador e em mais de 50 cidades no Chile e em países da América Latina! Em 2020 ocorreu ainda uma atividade antes da pandemia, pelo Dia Internacional da Mulher. 

Nesse ano de 2021, já na sua 5ª edição, essa rede de mulheres latinoamericanas da Cicletada organizaram uma série de encontros virtuais para planejar mais uma vez uma bicicleta internacional, para acontecer  simultaneamente em várias cidades da américa latina, disponibilizando não somente vários materiais de como organizar uma bicicletada na sua cidade, como também dando apoio e tirando dúvidas durante todo o processo. (inspiradoras, né?) 

Foram divulgadas atividades em diferentes cidades da Argentina, Chile, Colômbia, México e República Dominicana, e… Brasil! Sim, contamos com a presença de anjas que levaram a ideia para suas articulações locais. Tivemos a divulgação de 4 cidades brasileiras a realizar edições locais da Cicletada De Las Niñas, além do interesse de outras 4 cidades realizarem ainda em outubro sua participação na atividade. Entre elas: Belém/PA, Niterói/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Natal/RN, Belo Horizonte/MG, São Luís/MA, Porto Alegre/RS e Brasília/DF.

Veja abaixo o que ocorreu/ está planejado nas seguintes cidades:

 

Belém / PA

As anjas do Pedala, Mana! se reuniram no último domingo 26/09 às 16h no Mercado de São Brás para pedalarem juntas depois de mais de 1 ano e meio separadas na pandemia! Um reencontro lindo para muitas e ainda a primeira vez de outras mulheres que entraram no grupo recentemente e não tinham tido a oportunidade de sentir a vibração das mulheres juntas na bici no calorzão do Pará. Teve produção caprichada nas plaquinhas e até sorteio de duas lindíssimas camisas do Coletivo ParaCiclo referentes ao projeto na Bréa com a magrela que é só sucesso por lá! Parabéns manas!

Para saber mais sobre elas, acesse: PedalaMana!

Niteroí / RJ

No último domingo 26/09 às 8h30 as mulheres do grupo de voluntários da Bike Anjo Niterói convocou nas redes sociais para a realização de uma ala de mulheres no pedal de encerramento da Semana da Mobilidade de Niterói, que saiu da Concha Acústica em direção à Piratininga. Foi um dia de muito sol que serviu também para marcar uma mobilização de retorno das atividades de passeios da rede de mulheres na cidade! Já tem  planos de novas atividades. Simbora mulherada!

Rio de Janeiro / RJ

No Rio, o coletivo de mulheres Minas na Pixxta, que conta com a participação de anjas do RJ, voltaram às ruas, estreando logo com um pedal de apoio à Cicletada de Las Niñas! Todas se reuniram no último domingo 26/09 às 9h30 na Praça Paris e convidaram as mulheres cariocas a  “ocuparmos juntas as ruas desse Rio de Janeiro como um verdadeiro ato de resistência, tão necessário nessa atmosfera apocalíptica. Estamos voltando aos poucos, com responsabilidade. Vacina no braço, máscara no rosto e esperança no coração”. Elas também produziram plaquinhas e conversaram sobre o retorno das atividades de pedais, que já estão rendendo mais encontros. Que emoção!


Para conhecer mais do coletivo acesse: MinasNaPixxta

Natal / RN

As Anjas de Natal, junto da Associação de Ciclistas do Rio Grande do Norte (ACIRN) e Horto Florestal Parque das Serras, convidam as mulheres da cidade a pedalarem juntas no dia 10/10 às 8h30.
A concentração e chegada será na Praça Mãe Peregrina, no bairro do Pitimbu. Nesta, haverá uma roda de conversa sobre uma reflexão e o partilhar de experiências do uso da bicicleta e o direito à cidade para mulheres. Haverá também uma premiação do Açaí da Praça para a bicicleta mais enfeitada e sorteio de dindins e picolés.”

Parece que vai ser incrível, né? Pra quem quiser acompanhar, só seguir as redes sociais da ACIRN, Horto Parque das Serras e do Bike Anjo Natal

Até a produção desse post, Belo Horizonte/MG, Porto Alegre/RS, São Luís/MA e Brasília/DF ainda não confirmaram a atividade, nem divulgaram, por isso indicamos acompanhar as redes sociais locais para conferir a agenda da Terça das Manas de BH, Bike Anjo Porto Alegre, Pedal das Minas de São Luís e Bike Anjas DF


Bem legal né? Para conhecer mais, siga também as manas latinoamericanas, a Cicletada de Las Ninãs nas redes sociais!

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support