Dia do voluntariado na rede Bike Anjo

Hoje vamos celebrar uma data muito especial, que homenageia as pessoas voluntárias que constroem a Bike Anjo nas mais de 800 cidades em que a rede está presente. Desde 1985, foi instituída por meio da Lei Nº. 7.352 o dia do Voluntariado, comemorado dia 28 de agosto, uma data que homenageia a importância da solidariedade e do trabalho voluntário à sociedade.

Segundo o Guia Trabalhista, o trabalho voluntário “atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade”

Parabéns a quem ensina a pedalar, acompanha outras pessoas no trânsito, cuida da mecânica das bikes, faz inscrições, organiza os eventos, estimula outras pessoas a irem de bike ao trabalho, faz palestras de bike, capta recursos, faz reuniões, levar lanche pra quem ta presente… ufa e ainda faltou função, ehin?

Para trazer um pouco de como é esse trabalho voluntário na rede Bike Anjo, pedimos para algumas pessoas compartilharem situações inspiradoras que aconteceram na rede! Vamos aquecer o coração e conhecer mais? 

Nas palavras dos próprios anjos:

A Vivian, da Bike Anjo Niterói conta como a bike é um momento mágico e marcante para as pessoas:

“Um dia estava andando na rua, quando reparo uma garotinha, que em cima de uma bicicleta, demonstrava muita destreza em pedalar e desviar de alguns pequenos obstáculos na calçada. 

Ela estava acompanhada de uma mulher, que imaginei ser sua mãe, e logo ela reparou que eu olhava sorrindo para a pequena e ela me abriu um largo sorriso de volta. Quando de repente a mulher se vira para mim e fala: “-Tia anja! Foi você que ensinou a minha filha! Maria Clara, dá um oi pra tia!” 

E eu só então me dei conta mais orgulhosa ainda, que parte daquela desenvoltura toda tinha minha participação! Ela tinha aprendido a pedalar comigo em uma das EBA’s de Niterói. Com esse encontro ganhei um abraço gostoso da pequena Maria Clara, e ganhei o dia… não, a vida, com o coração quentinho por ter feito a diferença na vida de alguém

De pertinho dali, o André Moreira da Bike Anjo Rio, nos conta como um amigo demorou a conhecer a Bike Anjo, mas depois de um atendimento emocionante não perdeu mais oportunidades de ser voluntário!

“Durante um bom tempo convidava um amigo ciclista para participar dos EBAs(Escolas Bike Anjo) e nos ajudar no voluntariado. 

Ele fazia trilha e viajava a longas distâncias com sua bike e trabalhava em escala, por isso, apesar dos convites não conseguia participar, e eu pensava: “ é desculpa, ele não deve querer, um atleta não vai querer parar seu dia numa EBA”. Um dia, porém, ele conseguiu comparecer e se encantou com a atividade… e ainda voltou!

Nesse dia que ele voltou foi pura emoção: a primeira criança que ele ensinou sozinho a pedalar estava lá também, e já pedalando! Quando ele viu começou a chorar de emoção, e eu vendo sua comoção, não me contive chorei junto também! Desde então, sempre que o trabalho permite, ele nunca falta, pronto para mais emoções!”

A Sheylla, da Bike Anjo DF nos conta que no meio de um momento de dificuldade conseguiu falar algo que mudou a vida da pessoa que estava aprendendo!

“Fui ensinar a uma mulher de 50 anos a andar de bicicleta. Ela estava desmotivada, dizia que não conseguia, que a bicicleta não ia na direção que queria. Com a empolgação falei pra ela: quem manda na bicicleta é você e não o contrário. 

Desta forma falei para ela endireitar a postura, ter consciência no no corpo, com ênfase no movimento do quadril. Assim ela respirou e conseguiu sair pedalando!  Claro, que após algumas pequenas quedas,rs (as vezes acontece mas faz parte!)

Mas depois ela ficou empoderada e dizendo que quem mandava no caminho dela era ela e não a bike. Foi uma plantinha do empoderamento que reguei no coração desta mulher”. 

O anjo Juliano da  Bike Anjo Teresina/PI nos conta como ser anjo voluntário pode ser uma atividade de familia:

“Meu filho Guilherme me acompanhava sempre nas EBA’s (Escolas Bike Anjo), desde seus 10 anos, quando aconteceu a reativação do Bike Anjo Teresina. 

Aos 12 anos, a exemplo do pai, tomou a decisão de integrar a família Bike Anjo, e hoje com 14 anos ele e eu somos voluntários e parte da mesma família de voluntários!

Também lá de Teresina, o Christiam Dourado nos conta sobre um atendimento emocionante a uma criança, mostrando que não tem tempo para aprender, pois depois de 3 aulas o choro de felicidade contagiou a todos!

“São tantas emoções, são tantas vibrações positivas compartilhadas que fica difícil escolher rs, mas vou aqui compartilhar um momento de desafio, que foi algo que mexeu muito comigo e com as pessoas que estavam naquele momento. 

Tudo aconteceu em uma aula agendada para uma criança super incrível e linda. Em sua primeira aula ela não conseguiu pedalar sozinha, pois tínhamos um limite de tempo mediante aos protocolos, mas ela estava tão determinada, mesmo tímida, que começou a esboçar seus primeiros sorrisos. Resolvemos então prolongar o atendimento com o consentimento dos seus pais, e principalmente dela. Foi incrível a sua evolução, e em sua segunda aula agendada conseguimos evoluir para suas primeiras pedaladas sozinha!  Aí veio a grande emoção: ela pedalando e sorrindo lindamente e seus pais chorando muito!

Em sua terceira aula ela evoluiu mais ainda conseguindo dar a partida para pedalar sozinha! Ao conseguir esse feito ela saiu da bicicleta e foi correndo até o seu pai e deu aquele pulo no colo dele. Mais uma vez seu pai chorando de emoção em reação fez comover todos nós! 

Aprendi muito com essa família… ficou a lição de que o amor verdadeiro entre pai e filha, da evolução dela e de um momento do bem ” Viva ao amor com lágrimas de emoção”

Gratidão a todos!”

E temos o relato de uma aprendiz que se tornou anja! A Karla Falcão, que hoje mora na cidade de São Paulo, mas conheceu a Bike Anjo lá em Recife, com a Pernambuco Bike Anjo

“Eu tinha medo de andar de bicicleta no trânsito. Mas eu morava na cidade que tinha o pior trânsito do Brasil. Fui na internet procurar ajuda e descobri a Bike Anjo. Eles me apresentaram Cacau Sobral, que foi meu anjo e me ensinou os melhores caminhos e deu dicas de como pedalar com segurança e responsabilidade.

E isso foi tão transformador que eu não parei. Já são oito anos tendo a bicicleta como principal meio de transporte. Em Recife, minha cidade Natal, depois quando morei em Brasília e agora morando em São Paulo, minha bike me acompanha. Mas não para por aí! Pedalar é tão bom e o trabalho de um bike anjo me fez tão bem que eu virei uma bike anjo. Já atendi crianças, jovens, adultos e até idosos. E ensinar tanta gente a pedalar faz a gratidão transbordar em mim.

Lembro com carinho de quando conheci Alice, uma garotinha de seis anos que queria enfrentar o medo de pedalar sem rodinhas. Ela me perguntou uma coisa: Se você é bike anjo, onde estão suas asas? Resultado, tive que me vestir de anjo, para ajudá-la! Foi mágico! Inesquecível!

E nesse dia do voluntário, me resta fazer o convite: se precisa de ajuda pra pedalar, procure um bike anjo; se sabe pedalar, seja um voluntário, seja um bike anjo!

Mais ao sul, chegamos ao Bike Anjo Porto Alegre, de onde a voluntária Paula Moizes  conta uma de suas experiências emocionantes como bike anja. 

“Cada olhar de alegria que a gente troca nas atividades do Bike Anjo Porto Alegre dá uma ótima história de voluntariado. Mas vou compartilhar aqui um momento que me faz lembrar que ser bike anja é mais sobre empatia do que qualquer outra coisa.

Lá estava eu em mais domingo de EBA. Entre dar uma dica aqui e outra ali, percebi que um menino estava tendo um pouco mais de dificuldade para dar as primeiras pedaladas. Me aproximei dele e falei algumas palavras de apoio, apontando o que ele estava fazendo de certo, o que ele podia melhorar e dizendo que ele iria conseguir no tempo dele.

O menino aprendeu a pedalar no mesmo dia e, no final da EBA, chega a mãe desse menino pra mim e me agradece, emocionada, pelo carinho que tive com o filho dela, me dando um abraço bem forte (saudades dos abraços pré-pandêmicos). Foi algo tão simples pra mim oferecer aquelas palavras de apoio, mas tão significativo pro menino e pra mãe dele. Relembrar essa história me dá um quentinho no coração e aquece meu orgulho de ser bike anja!”

Quanta história linda né? Quer conhecer mais sobre a Bike Anjo? Se cadastre no nosso site bikeanjo.org como voluntário para também inspirar mais pessoas! Se você gostaria de ajuda para pedalar ou no acompanhamento no trânsito pode se cadastrar como aprendiz no mesmo site e depois quem sabe também se tornar um anjo!

Lembrando que por conta da pandemia algumas atividades estão suspensas localmente. Para acompanhar o que a Bike Anjo da sua cidade anda fazendo você pode também buscar nas redes sociais (instagram ou facebook) “Bike Anjo + Nome da Sua cidade”. 

Mais uma vez agradecemos a todos os anjos, anjas e anjes que fazem a roda da nossa bike girar!  Quer fazer parte como voluntário? Nessa terça-feira 31/08 às 20h teremos um Bate Papo de Boas Vindas para Noves Anjes! Na sala.bikeanjo.org

E Simbora Pedalar!

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support