Bike Anjas multiplicadoras – formação virtual

As Bike Anjas são mulheres que se organizaram para promover e mobilizar outras mulheres para que utilizem a bicicleta nas cidades. O movimento surgiu a partir da necessidade de engajar mais mulheres como voluntárias da ONG Bike Anjo e trazer mais aprendizes (na sua grande maioria mulheres) para pedalar na rua. Segundo a pesquisa de impacto do Bike Anjo, realizada em todo o país e publicada em 2021 nós mulheres somos maioria como aprendizes (80,1%) e a minoria como voluntárias engajadas (43,5%). No processo de criação dos núcleos pelo Brasil, foram sendo elaboradas e executadas diversas atividades e oficinas com a finalidade de estimular o uso da bicicleta pelas mulheres. A Oficina de Conforto apresenta dados sobre a utilização de bicicleta por mulheres, sobre o perfil das ciclistas, e sobre as razões apresentadas pelas mulheres o que as faz pedalar menos e o que as faria pedalar mais.  Utilizamos também a Pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro referente aos anos de 2015 e 2017. Nesta oficina propomos ainda dinâmicas para discutir os seguintes temas: Porque, historicamente, as mulheres aprendem menos a pedalar“, “Qual a percepção dos principais desafios das ciclistas” e “O que acham que pode ser feito para trazer mais mulheres para a ciclomobilidade? Este é um momento de troca de experiências e vivências e que é reproduzido em grupos diversos núcleos locais de Bike Anjas.

De 2017 para cá amadurecemos enquanto grupo de mulheres, e continuamos no processo de fortalecimento de atividades voltadas para o nosso público. Neste ano, nos inscrevemos no edital “Vai Longe” que é o programa de aceleração de projetos, promovido pela Tembici, empresa líder de tecnologia para micromobilidade na América Latina, com apoio da Transporte Ativo, que visa apoiar projetos que fomentem o uso da bicicleta como meio de transporte por meio de soluções inovadoras que contribuam para a mobilidade no Brasil.

O projeto objetiva a disseminação de conhecimento e boas práticas sobre bicicleta e como pedalar corretamente na cidade com conforto e segurança, por meio de uma cartilha virtual construída coletivamente pelas Bike Anjas do Brasil e realização de encontros virtuais para abordar os temas da cartilha, atendendo mulheres que queiram utilizar a bicicleta como meio de transporte. As participantes serão convidadas a se tornarem voluntárias multiplicadoras do aprendizado. Serão realizadas oficinas virtuais de capacitação para as participantes multiplicarem o aprendizado em diferentes cidades com encontros virtuais, contando com o apoio das atuais voluntárias da rede.

Nosso público-alvo são mulheres de 16 a 50+ anos, público LGBTQIA+, negras e teremos abrangência nacional. 

Lançaremos no mês da Mobilidade, em Setembro, um E-book com conteúdos direcionados a mulheres, com os seguinte temas:

 

  • A mobilidade urbana e a autonomia de mulheres 
  • Aprendendo a pedalar: metodologia de aprendizagem e aperfeiçoamento
  • Comportamento e condução da bicicleta no trânsito de acordo com o CTB
  • Dicas de conforto e cuidados com o corpo e bicicleta 
  • Mecânica básica 

 

Além disso, faremos oficinas virtuais abordando os temas do e-book, em 5 cidades Brasileiras:

 

  • Belém/PA
  • São Luís/MA
  • Brasília/DF
  • São Paulo/SP 
  • Porto Alegre/RS

 

Após essas oficinas também faremos uma capacitação de Anjas que participaram de todo o processo, ou seja, faremos com que alunas virem professoras , multiplicando assim o conhecimento e a utilização da bicicleta como meio de transporte. 

Estamos animadas com essa conquista e acreditamos que isso fortalecerá a nossa rede de mulheres, trazendo mais anjas para as ruas e para nossa rede de voluntárias. 

Fiquem ligadas nas nossas redes sociais para saber quando e onde serão realizadas as oficinas. 

@bikeanjas.sp @bikeanjas.cg @bikeanjas.bh @bikeanjas.df @pedalamanaa @pedaldasminasslz @bikeanjas.pe

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support