Como foi a Cicletada de las Niñas 2019 pelo Brasil

Em sua primeira edição, em setembro de 2018, a Cicletada de las Niñas, reuniu meninas de todas as idades para pedalarem pelas ruas de Santiago, no Chile.

O pedal, busca promover e celebrar especialmente a presença de meninas e mulheres ciclistas e tem como objetivo tornar visível que as ruas pertencem a elas e que elas podem (e DEVEM!) viajar livremente, em segurança e de bicicleta.

Em abril deste ano, uma nova edição aconteceu durante o Fórum Mundial da Bicicleta em Quito, no Equador e, mais uma vez, as mulheres ocuparam as ruas para manifestar o direito de pedalarem (ou simplesmente de existirem) com segurança nas vias públicas de suas cidades. 

A bicicletada chega agora a seu 3º chamado e acontecerá neste domingo, 20 de outubro de 2019, em diversas cidades latinoamericanas e de todo o mundo, simultaneamente, seguindo o mesmo objetivo. 

No Brasil, várias cidades já aderiram ao evento e, em algumas cidades, as Bike Anjas estarão presentes levantando e defendendo essa bandeira.

Neste final de semana também acontece, em Aracaju/SE, o FNEBICI, Fórum Nordestino da Bicicleta, onde, no domingo, as mulheres presentes no evento também realizarão a bicicletada.

A Cicletada de las Niñas é um convite para imaginar uma cidade melhor, apropriar-se do espaço público usando a bicicleta como meio e demonstrar que as ruas também nos pertencem.

Como foram as Cicletadas
nas cidades brasileiras

Fomos atrás de relatos e registros das Cicletetadas  que rolaram Brasil afora. Conversamos com algumas de nossas anjas e elas compartilharam relatos incríveis e muito potentes sobre esse ato. Veja abaixo alguns destaques!

No CAMPÃO, MS

relato escrito por Michele de Andrade Torres,
membra do GT de gênero Elas nos Planos
do coletivo Bici nos Planos, em Campo Grande, MS.

“Advertência: há o risco de não conseguirmos colocar em palavras tudo que a Cicletada de las Niñas representou para nós 💜

A atividade #cicletadadelasniñas, iniciativa das nossas hermanas chilenas @ciclistassueltas e @viajosola, convocou mulheres de toda a América Latina para sair às ruas no domingo (20/10), pedalar de maneira descontraída e ocupar o espaço público que também é nosso por direito.

Aqui em CG, Elas nos Planos, comissão de gênero do Bici nos Planos, e Bike Anjas Campão tivemos a imensa satisfação de realizar a cicletada, fazendo parte de um pedacinho dessa construção das mulheres latino-americanas que pedalam e dando o pontapé inicial dessa construção aqui na nossa cidade.

Fizemos plaquinhas pras nossas bicis, tivemos trocas sobre dificuldades e enfrentamento do machismo, demos dicas de conforto pra pedalar, enchemos a pancinha, ocupamos as ruas com nossas magrelas e, em apoio às nossas hermanas chilenas, que tiveram que cancelar o evento por causa das manifestações e da brutalidade do governo, levamos uma bandeira Chile.

Atividades dessa natureza não só alimentam nossa alma de ativistas, mas também engrandecem nosso ser. Ouvir, sentir, olhar, sentar em roda, trocar experiências, comer uma fruta, ter um dedo de prosa, ocupar a rua de bicicleta com outras mulheres fazem perceber o quanto precisamos nos unir e segurar o guidão umas das outras. Quando nós mulheres (cis ou não) nos reunimos, toda uma estrutura social também se movimenta. Mulheres pedalando é um ato político!

Às manas que compareceram: “para a garota em chamas. Obrigada por me inspirar a delicadamente inflamar o mundo. Você pode ter um vestido de fogo, mas esse mesmo fogo corre em minhas veias”. (Amanda Lovelace, As bruxas não vão para a fogueira neste livro).”

Em Brasília, DF

Na capital brasileira, a cicletada foi também uma forma de homenagear nosso eterno amigo Raul, já que no dia 21 faria 2 anos que ele foi atropelado e, no dia 22, completamos 2 anos de sua morte. Por conta disso, o ponto de chegada da Cicletada, que reuniu 49 pessoas pelas ruas de Brasília, foi na Dori, ghost bike dele, onde foram plantadas algumas mudas de flores em volta.

Além do ato, rolou yoga, brechó, comidinha veggie, sorteios e algumas lojinhas também participaram do evento. A anja Gabi Daduch, do Bike Anjo DF, diz que o encontro foi de compartilhamento de muita força e união e que sentiu o fortalecimento das mulheres ali presentes, junto às manas das Calangas

Em Niterói, RJ

As anjas de Niterói também se reuniram para ocupar as ruas da cidade no domingo (20).

Onde rolou!

Região Sudeste

O que? Cicletada de las Niñas – Rio de Janeiro
Quando?
20 de Outubro às 17h
Onde? Parque das Figueiras – Lagoa Rodrigo de Freitas
Mais informações: Bike Anjo Rio

O que? Cicletada de las Niñas – Niterói
Quando?
20 de Outubro das 10h às 16h
Onde? Centro Cultural Paschoal Carlos Magno Campo de São Bento s/n, 24220-301 Niterói
Mais informações: no Evento no Facebook – realizado por Bike Anjo Niterói

O que? Cicletada de las Niñas – Belo Horizonte
Quando?
20 de Outubro das 14h
Onde? Praça da Ciclista
Mais informações: no Evento no Facebook – realizado pelo BH em Cliclo

Região Nordeste

O que? Cicletada de las Niñas – Campina Grande
Quando?
20 de Outubro das 14h às 20h
Onde? MAPP – Museu de Arte Popular da Paraíba
Mais informações: No evento do Facebook, realizado pelas Bike Anjas Campina Grande

Mais informações em breve!

Região Centro-Oeste

O que? Cicletada de las Niñas – Distrito Federal
Quando?
20 de Outubro às 9h
Onde? Eixão Sul, estação 102 às 08h, previsão de saída às 08:30-9h
Mais informações: No evento do Facebook, realizada pelas Calangas e Bike Anjas DF.

O que? Cicletada de las Niñas – Campão
Quando?
20 de Outubro 
Onde? 
Mais informações: Bike Anjo Campão

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support