5 destinos para inspirar sua próxima viagem de bike

A bicicleta, há muito tempo, já se tornou um grande meio de transporte em diversos países, e, no Brasil, ela vai ficando cada vez mais popular como uma forma não só de locomoção como também para ajudar o meio ambiente e se manter saudável. Inclusive, foi até mesmo feito um estudo pelo ISGlobal (o Instituto de Saúde Global de Barcelona, na Espanha) que diz que andar de bicicleta, principalmente como meio de transporte, é até melhor que se exercitar, por exemplo, com caminhadas, tanto para o corpo quanto para a mente. Além disso, é ainda um dos meios de transporte mais sustentáveis que existem, uma vez que as bicicletas não emitem nenhum tipo de gás prejudicial ao meio ambiente.

Graças a essa popularidade da bike como transporte que vem crescendo tanto no país, os adeptos a essa atividade física também vem explorando outras opções para andar de bike, como, por exemplo, fazendo viagens para outras cidades – uma aventura conhecida como cicloturismo. Por isso, o pessoal do Desviantes, plataforma especializada em ecoturismo e turismo de aventura, reuniram alguns destinos para inspirar uma viagem de bike incrível e, de quebra, praticar a atividade com inúmeras paisagens fascinantes que você poderá ver bem de perto.

Serra da Canastra

O Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado no interior do estado de Minas Gerais, a cerca de 330 quilômetros de distância da capital Belo Horizonte, é um dos mais importantes parques nacionais do Brasil e é um grande polo de ecoturismo, tudo isso graças a todas as suas paisagens naturais, como centenas de cachoeiras e poços, grutas e cavernas, riquíssimas flora e fauna, e também um dos principais cursos d’água da América do Sul, a nascente histórica do rio São Francisco. Por lá, é possível fazer um roteiro de bicicleta de mais de 100 quilômetros de extensão para conhecer todos seus atrativos mais famosos, como a imensa Cachoeira Casca D’Anta, de 200 metros de altura; a Gruta do Tesouro, a maior da região, com estalactites e estalagmites, rio subterrâneo e ainda uma pequena cachoeira; e o Poço das Orquídeas, piscina natural com praia de cascalho, uma pequena cachoeira e repleto de árvores com orquídeas; entre muitos outros.

Chapada dos Veadeiros

Uma das chapadas brasileiras mais deslumbrantes do país, a Chapada dos Veadeiros, localizada no estado de Goiás, a aproximadamente 260 quilômetros de distância de Brasília, é um verdadeiro paraíso ecológico, histórico e cultural – não é à toa que foi tombado como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Nessa rica região de cerrado, é possível não só explorar as mais lindos atrativos naturais (como cachoeiras, formações rochosas que datam há mais de um bilhão de anos, piscinas de águas quentes e rios cristalinos, entre muitos outros), mas também locais que abrigam cristais de quartzo e pinturas rupestres, já que esse destino é extremamente famoso por seu esoterismo, além de ser lar de comunidades de quilombos (povo descendente de escravos, conhecidos como Kalunga, que fugiram do cativeiro e agora vivem pela Chapada há mais de 200 anos). Para conhecer tudo isso, a bike pode ser uma grande aliada, uma vez que o tamanho do parque nacional é enorme e pode demorar para visitar todas essas atrações – desta forma, com a bike, você poderá explorar de 20 a 100 quilômetros de extensão da região, dependendo do roteiro que preferir, para ir aos melhores e mais lindos atrativos, como a Cachoeira Santa Bárbara, o Vale da Lua, as Cachoeiras Almécegas, a Cachoeira e o Cânion Raizama etc.

Parnaíba (Rota das Emoções)

Porta de entrada para o famoso Delta do Parnaíba, um dos maiores deltas (foz de rio que se subdivide em vários braços, formando um triângulo semelhante à letra grega que dá nome ao fenômeno) do Brasil, essa cidade, situada a cerca de 330 quilômetros de Teresina, capital do estado do Piauí, faz parte do roteiro da Rota das Emoções, um projeto turístico que inclui, em uma única viagem, diversos destinos de três estados diferentes do Nordeste (Piauí, Ceará e Maranhão). Para conhecer a região de Parnaíba e seu delta, são 60 a 80 quilômetros de extensão que podem ser percorridos de bicicleta na areia, passando por praias, dunas, mangues, lagoas, espelhos d’água e até mesmo animais silvestres, além de poder atravessar com sua bike nos barcos para chegar às dezenas de ilhas que se formam graças ao delta – é um cenário de tirar o fôlego, ideal para curtir paisagens espetaculares e praticar ciclismo, tanto em uma viagem sozinho ou com viagens em grupo!

Serra da Mantiqueira

Uma cadeia montanhosa de extrema grandiosidade e importância que se estende pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, a Serra da Mantiqueira é um dos melhores pontos do país para a prática do ciclismo, pois é uma região tão vasta que chega a abranger 500 quilômetros de extensão – espaço mais que suficiente para pedalar muito e ter milhares de atrativos para conhecer. Por exemplo, é possível fazer mais de 30 trilhas de bike pela Serra, sendo algumas das mais famosas delas de São Bento do Sapucaí para Campos do Jordão (em SP), percorrendo cerca de trinta quilômetros pelo Pico do Imbiri, Morro do Elefante e a Pedra do Baú; a do Pico dos Marins, que sai da cidade de Piquete e percorre cerca de doze quilômetros até chegar à maior montanha situada totalmente dentro do estado de São Paulo; a do Itatiaia (no RJ), com menos de quarenta quilômetros de extensão, dando acesso à parte alta do parque, onde estão localizadas algumas das maiores montanhas do Brasil; e, é claro, o Caminho da Fé, que vai de SP até MG, percorrendo até 300 quilômetros dentro da Serra da Mantiqueira para conhecer todas suas belíssimas paisagens.

Jalapão

Um verdadeiro oásis situado bem no coração do Brasil, no estado de Tocantins, o Jalapão é uma dos locais mais ricos e impressionantes de todo o país, com cachoeiras e piscinas naturais extremamente cristalinas, cânions e formações rochosas de milhões de anos, dunas que chegam a 40 metros de altura e fervedouros, que são pequenos poços de águas quentes e transparentes. O pacote ao Jalapão, que é feito de bike, pode ser um pouco cansativo, pois chega a 400 quilômetros de extensão, percorrendo três municípios da região (Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e Novo Acordo), mas vale muito a pena, pois passa pelos cenários mais fascinantes e as principais atrações do Jalapão, como as cachoeiras do Formiga e da Velha, a Pedra Furada, os fervedouros dos Buritis e da Bela Vista, entre diversas outras.

Ainda não sabe pedalar?

Curtiu o roteiro mas ainda não sabe pedalar? Não tem problema! O Bike Anjo está aqui para te acompanhar em suas primeiras pedaladas! Conheça nossa Escola Bike Anjo (EBA): uma oficina gratuita para ensinar adultos e crianças a pedalar com segurança, presente em mais de 40 cidades do Brasil!

Vai viajar para algum dos destinos acima?
Passe por uma de nossas EBAs. Visite:

Brasília, DF

Dia: Todo último domingo do mês
Horário: a partir das 15h (16h durante horário de verão)
Local: Praça do Compromisso (Galdino) 703/704 Sul
Mais informações:  Bike Anjo DF

Teresina, PI

Dias:  Todo último domingo do mês
Horário: Das 16h30 às 20h
Local: Novo Parque Potycabana, EM FRENTE AO Palco
Mais informações: Bike Anjo Teresina
Instagram: @bikeanjoteresina

Belo Horizonte, MG

Dia:  Segundo domingo do mês
Horário : das 09h às 13h
locais : Minas Shopping
Mais informações :  fb.com / BikeAnjoBH  ou  bikeanjobh.wordpress.com
E-mail:  bikeanjobh@gmail.com

Dia:  Último domingo do mês
Horário : das 09h às 13h
locais : Praça do Ciclista (Praça Arnaldo Jansen)
Mais informações :  fb.com / BikeAnjoBH  ou  bikeanjobh.wordpress.com
E-mail:  bikeanjobh@gmail.com

Rio de Janeiro, RJ

Dia: Primeiro domingo do mês
Horário: 14:30h às 17h 
Local: Nos Jardins do MAM (Museu de Arte Moderna) – Centro
Contato: bikeanjorio@gmail.com
Facebook: Bike Anjo Rio

Dia: Segundo domingo do mês
Horário: 9h à 12h
Local: Galpão do Engenhão – Engenho de Dentro
Contato: bikeanjorio@gmail.com
Facebook: Bike Anjo Rio

Dia: Terceiro domingo do mês
Horário: 10h à 12h
Local: Lona Cultural Carlos Zéfiro, Estrada Marechal Alencastro, 4113, Anchieta
Contato: bikeanjorio@gmail.com
Facebook: Bike Anjo Rio

Dia: Terceiro domingo do mês
Horário: 15:30h à 18:30h
Local: Parque das Figueiras (Lagoa Rodrigo de Freitas) – Lagoa
Contato: bikeanjorio@gmail.com
Facebook: Bike Anjo Rio

Dia: Quarto domingo do mês
Horário: 15h às 18h
Local: Rua Carlos Paluti – Praça Merck – Jacarepaguá
Contato: bikeanjorio@gmail.com
Facebook: Bike Anjo Rio

São Paulo, SP

Dia: Penúltimo e Último domingo do mês
Horário: das 9h às 12h

Locais
Penúltimo Domingo: Itinerante (divulgaremos o local mensalmente)
Último Domingo: Largo da Batata (Metrô Faria Lima ao lado do Bicicletário) – Veja AQUI o mapa
Inscrições: Serão distribuídas 40 senhas 30 minutos antes de cada oficina.
Mais informações :  Programa Escola Bike Anjo São Paulo

Veja mais roteiros como este em:

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support