GARUPA Bike Anjo #11 | Finalização e renovação do Projeto MOB-BA, FMB8 e #6ENBA são destaques.

Não abriu? Clica aqui!
 
 
 
Olá, anj@s!
O Garupa deste bimestre traz no bagageiro a finalização do projeto MOB-BA 2018/19 e o início do projeto para 2019/20, #6ENBA, FMB8 em Quito e muchas cositas más!
 
 
PROJETO MOB-BA 2019/20
 
Chegamos ao final do projeto MOBBA-2018/19, fechamos o relatório final do projeto, com todas as atividades, entregas e fechamento do fluxo financeiro. Enviamos ao Itaú na segunda-feira (15/04), onde estamos marcando um papo para oficializar o início do projeto desse ano (que já está em vigor desde o início de abril). Confira aqui o Relatório Final do Projeto MOBBA 2018/19. Essa semana, organizamos as atividades a serem realizadas ao longo do ano para o Projeto MOB-BA2019/2020. Colocamos tudo no Trello do Projeto e estamos montando um cronograma para o ano. Também compartilhamos o Orçamento previsto para o projeto. Em breve compartilharemos tudinho para que tenham acesso!
 
8º Fórum Mundial da Bicicleta, em Quito, no Equador
 
Foram apenas 35 dias, mais de 180 pessoas acreditaram que se cada um fizesse um pouquinho, conseguiríamos ir mais longe. Tivemos muitos apoios de amigos, familiares, alunos e claro, da própria rede Bike Anjo para que chegássemos onde queríamos: ajudar nossos anjos a embarcar para Quito, para participar do 8º Fórum Mundial da Bicicleta. Com o dinheiro arrecadado na campanha de financiamento coletivo, custearemos as passagens aéreas desses anjos. As articulações sorteadas foram: 1. Vitória/ES 2. Campo Grande/MT 3. Volta Redonda/RJ. Cada articulação teve autonomia para escolher os critérios de seleção para os anjos que a representarão. Em breve a cobertura e relato dessa experiência estará disponível em nosso blog!  #BikeAnjoNoFMB8
 
#6ENBA!
 
Como todos sabem, o 6º Encontro Nacional do Bike Anjo já tem cidade para acontecer! Brasília! Foi criado um comitê, onde estão acontecendo reuniões periódicas para começar a construir o próximo encontro, que acontecerá entre os dias 18 e 21 de Julho \o/. Faltam menos de 80 dias! Nas últimas reuniões do Comitê de produção do ENBA: falamos sobre orçamento, lugares para hospedagem e possíveis formatos para o evento! Temos falado também sobre o valor a ser investido no evento e de remuneração para uma pessoa que assumirá as funções de Articulador/a de Produção. As reuniões têm acontecido toda terça-feira das 20h às 21h e têm sido puxadas pela @Barbara Barbosa, que assumiu o papel de guardiã deste projeto. Quer ficar por dentro e ajudar na construção? Participe do comitê! 😉
 
Até Logo! A Tina partiu para a Índia! 
 
No começo de março nossa presidenTina embarcou para a Índia! Durante os próximos 4 meses ela vai imergir em uma pós-graduação em Inovação Social! É isso que os anjos fazem, né?! Eles voam! 

Mas o tempo também voa e logo mais ela estará de volta com um monte de novidades para compartilhar com a gente!
 
 
Reuniões – Caixa D’água (Captação de Recursos)
 
Após 6 meses, a contratação da Sabrina, consultora em Mobilização de Recursos, encerrou-se junto ao Projeto MOB-BA2018/2019. Nestes últimos meses, a Sabrina arquitetou e conduziu a estruturação do “GT CAIXA D’ÁGUA” – com foco em captação de recursos, divulgação e proposição de editais, leis de incentivo, etc – junto à rede! Mesmo com o fim do contrato da Sabrina, as articulações sobre captação de recursos continuam! A periodicidade das reuniões de Captação de Recursos mudou de semanal para mensal. Faça parte do GT da Caixa D’Água no whatsapp!
 
Articulação Pedivela – Mudanças até 2020
 
No início do mês de abril (06/04), tivemos nossa reunião Geral da Pedivela, sobre as mudanças e transições até 2020. A reunião teve 4 horas de duração e foi muito massa! Saímos dela: leves, otimistas, contemplados, conectados, mas também com muito trabalho para fazer e muitas coisa para afinarmos juntos. Por isso, como um dos encaminhamentos da reunião, será uma construção coletiva de consulta sobre os fluxos e formato da atuação da Pedivela perante às decisões e projetos da rede. O título do e-mail é “O que a rede quer saber?!” – Precisamos da sua contribuição para um processo mais transparente!
 
Informes importantes:
@César Barreto (nosso novo paizão) se dedicará por mais 3 meses à equipe Nacional: até Julho/2019. Depois disso, segue voluntariamente como Diretor Financeiro da Associação até Janeiro/2020, quando outra chapa deverá assumir.
 
@Tina (das Índias) ficará mais 6 meses na equipe: até Setembro/2019. Depois disso, segue voluntariamente como Diretora Presidente da Associação até Janeiro/2020, quando outra chapa deverá assumir.
 
Quer saber mais detalhes sobre o papo?
AQUI, a apresentação que norteou o papo;
AQUI tem a ATA onde fomos consolidando muito do que falávamos. Ahhh… podem contribuir e adicionar comentários por lá também! 🙂
AQUI tem o link para assistir toooda a reunião. Prepara a pipoca porque são 4 horinhas de papo.
 
 
Campanha #8M Dia da (luta da) Mulher | Bike Anjas
 
No 08 de Março, Dia da (luta da) Mulher, fizemos uma campanha para divulgação das atividades e ações das Bike Anjas, junto à mensagens que expressam a luta das mulheres na mobilidade. As redes sociais foram tomadas pelas artes e fotos das manas dando a letra: respeita as mina! Foram disponibilizados algumas artes para serem usadas como Cartazes/Lambes, Adesivos, Spoke Cards, Wallpapers de Celular, Postagens para Facebook, Instagram e Insta Stories. Além delas, ainda temos nosso Release e Fotos de Divulgação para a Imprensa. Durante o mês, foram divulgadas atividades com foco no público feminino e comunicações para estimular mais e mais mulheres a pedalarem e ocuparem as ruas! Aproveite e confira essas dicas especiais para as mulheres.
 
Plataforma
 
Foram criados tutoriais para auxiliar voluntários e articuladores num “Passo a Passo” arretado para a plataforma! 🙂 O documento está super detalhadinho e virará um Guia para consulta que será divulgado em nosso blog em breve!
 
Novas articulações (e EBAs!) pelo Brasil
 
Desde o ano passado, a rede tem se expandido e temos acompanhado o surgimento de novas articulações pelo Brasil: começando com Mato Grosso, com a criação de uma nova articulação do Bike Anjo, e já realizaram a primeira EBA do Bike Anjo Rondonópolis! No dia 31/03, foi instalado na Radial Leste em Volta Redonda o Contêiner do Bike Anjo Volta Redonda! O contêiner foi cedido sem custos pelo período de um ano e pode ser renovado automaticamente. Recebemos neste mês a feliz notícia de mais três EBAs surgindo pelo Brasil \o/. EBA Paulista e EBA Caruaru em Pernambuco, e a EBA Valença na Bahia, que teve sua primeira edição no dia 13/04. Aproveite para conferir AQUI as informações de todas as EBAs que acontecem mensalmente.
 
Projeto SEJEL Bike Anjo Belém!
 
O BABel conseguiu a aprovação de um projeto na prefeitura de Belém. E dentre todos os trâmites burocráticos tiveram que abrir uma conta na Caixa Econômica e fazer um ofício com os dados da conta e ir na SEJEL com todas as certidões atualizadas.
 
Conexão Bike Anjo: Convide novos anjos para fazerem parte!
 
Não sei se você sabe, mas temos 2 grupos muito importantes para manter a rede aquecida, engajada e sempre atualizada das novidades que surgem: a Articulação Pedivela, que é nosso conselho consultivo, composto por representantes de cada articulação e o Conexão Bike Anjo, composto pelos voluntários mais engajados da rede. Ajude a multiplicar o Conexão Bike Anjo em sua cidade: divulgue para os voluntários que fazem parte da sua articulação. A ideia é manter todo mundo pertinho para manter a rede mais representativa e horizontal. Convide-os para entrar no Google Fóruns e/ou Grupo de Discussão no Whatsapp!
 
Campanha De Bike ao Trabalho 2019
 
Além de ser um Programa da rede, que acontece durante todo o ano, o De Bike ao Trabalho, também é uma campanha Nacional, que estimula que na 2ª sexta-feira do mês de maio, a bicicleta seja o meio de transporte de quem vai ao trabalho, à faculdade, escola, cursinho ou até o mercado! Fechamos um planejamento bem legal e já temos uma pastinha no Drive para apoiar as cidades nas atividades e divulgação da campanha. A ideia é mapear empresas que já sejam amigas da bike e conversar com outras que ainda não são, derrubando o tabu que existe entre as empresas, como “acidentes de trabalho” e “necessidade de infraestrutura”. A ideia é mudar o discurso público e provar que estimular o colaborador a ir pedalando ao trabalho é muito mais fácil e benéfico do que parece! Veja mais detalhes no e-mail “MATERIAIS E PLANEJAMENTO | Campanha De Bike ao Trabalho 2019” e acesse os arquivos AQUI e confira o Guia para a Campanha DBAT2019.
 
Sua cidade já tem um Plano de Mobilidade?
 
A campanha De Olho Nos PlanMobs, realizada pelo Bike Anjo e pela UCB já possui o maior Banco de Dados dos PlanMobs do Brasil. Conheça mais AQUI!
 
 
UFA!
 
Queremos saber suas sensações sobre o que acabamos de contar!
Tem sugestões, comentários, propostas? Manda pra gente!

Abraços,
Equipe Nacional
 
 
["Bike Anjo"]
 

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support