Quer aprender a pedalar? A Escola Bike Anjo chega a Paulista, Pernambuco, neste domingo

A rede Bike Anjo  é formada por mais de sete mil voluntárias e voluntários, que tem atuação em mais de 700 cidades de um total de 34 países. A rede promove diversas ações para incentivar a inclusão da bicicleta na vida das pessoas, como forma de deslocamento eficiente, saudável, econômico e sustentável. Entre as diversas ações promovidas pela rede Bike Anjo, estão o ensinar a pedalar e o acompanhamento no trânsito, que apresentam impacto direto para pessoas que desejam aprender a pedalar ou que já sabem pedalar, mas que ainda não tem segurança para realizar seus deslocamentos diários por meio da bicicleta.

Na Região Metropolitana de Recife (RMR), a rede Bike Anjo tem atuado continuamente desde 2011, o que possibilitou ao grupo tornar-se referência localmente para todas as pessoas que desejam aperfeiçoar seu desempenho sobre a bicicleta. Desde o ano passado, foi alocado um contêiner na Rua da Aurora, em Recife, em que um conjunto de ações tem sido desenvolvido.

Mensalmente, no último domingo, é realizada a Escola Bike Anjo (EBA), na Praça da República, em Recife. A EBA é um evento destinado especificamente para as pessoas que desejam aprender a pedalar e são realizados mais de trinta atendimentos em cada edição. A participação no evento é gratuita e as pessoas que buscam aprender não precisam levar bicicletas, podendo utilizar as que são disponibilizadas pela própria rede.

Com o crescimento do evento e a maior procura por atendimentos, a Bike Anjo passará a realizar, a partir de abril, uma EBA na orla do Janga, em Paulista, ampliando seu calendário de atividades e possibilitando a realização de atendimentos em uma área mais afastada do centro de Recife.

A Escola Bike Anjo do Janga acontecerá no segundo domingo de cada mês, das 09:00 às 12:00, na Praça das Quatro Torres. Em abril, a EBA do Janga acontecerá no dia 14/04.

Mais ações em Paulista

No sábado (06/04), voluntárias e voluntários do Bike Anjo Paulista participaram de visita técnica de bicicleta na PE-001 (Avenida Doutor Cláudio Gueiros Leite), em conjunto com o secretário de Mobilidade e Administração das Regionais, o diretor de trânsito e o presidente da Câmara dos Vereadores de Paulista.

 

A visita teve como objetivo avaliar a PE-001 e a implantação de uma ciclovia na via que se estende do bairro do Janga até o de Maria Farinha, cuja necessidade já havia sido apresentada pelo Plano Diretor Cicloviário (PDC), lançado em 2014. A visita técnica foi provocada pela rede de voluntários que tem buscado estabelecer um canal de diálogo com o Poder Público para sensibilizar e criar condições mais seguras para as pessoas que se deslocam por bicicleta e outros modos ativos (skate, patins, patinete, etc.) pela região.

“A realização da visita é uma etapa importante para demonstrar aos órgãos municipais as demandas e necessidades de quem opta por outras formas de deslocamento em nossa cidade e para estabelecer um canal de diálogo entre as partes. Durante muitos anos, os veículos automotores tem sido prioridade e as vias foram construídas pensando em carros. Queremos promover uma inversão desse pensamento, para que as pessoas sejam a prioridade em qualquer planejamento urbano, construindo cidades mais humanas e mais saudáveis.” afirma Paulo Marcelo Pontes, articulador do Bike Anjo Paulista.

Durante a visita, ressaltou-se também a falta de sinalização horizontal e de pontos de passagem para pedestres, mesmo após terem se passado quatro anos da entrega da rodovia estadual, após a realização de reformas. A cobrança por estruturas cicloviárias também foi bastante reforçada, inclusive pelo atropelamento de um ciclista no dia 11/03, que veio a óbito. “Não podemos continuar admitindo que pessoas acabem perdendo suas vidas por omissão do poder público. No local do atropelamento existe a previsão de construção de uma ciclovia, mas até agora ela não saiu do papel.” finaliza Paulo Pontes.

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support