PEBA em Ação: Oficina para motoristas de ônibus do Viva Petrolina!

Nada acontece por acaso…

Há alguns meses, um empresário enviou uma mensagem através de nossa plataforma Bike Anjo. Era o Eduardo, da Viva Petrolina – empresa de transporte coletivo que atua na cidade do sertão pernambucano.

Nessa mesma época, seguindo com a busca por corrigir os problemas da plataforma, a mensagem foi visualizada e atendida pela articulação do PEBA – Pernambuco Bike Anjo.

O Eduardo buscava encontrar formas de integrar a bicicleta e o transporte coletivo em Petrolina e queria sugestões para promover essa união. A conversa foi fluindo. Ao mesmo tempo, fomos observando o surgimento de solicitações em Petrolina e começamos a contatar as pessoas que estavam cadastradas como voluntárias em nosso sistema. Houve bastante receptividade e logo formou-se um grupo no whatsapp para promover a maior troca de ideias.

Buscamos, através do Fundo Local, o fortalecimento da rede em Petrolina. Não fomos contemplados nesse projeto específico, mas fomos em outros.

Pouco tempo depois surgiu o edital do Purpose, “Mais ônibus, menos diesel”. Inscrevemos Petrolina, pensando no contato da VIva Petrolina e na possibilidade de transformar a cidade banhada pelo Rio São Francisco. Também não fomos contemplados. O sonho teria de ser adiado.

 

Mas…

A Viva Petrolina mantém um programa de treinamento de seus condutores, que tem oficinas mensais e bastante adesão de seus colaboradores. A gestão da empresa resolveu então contratar um treinamento para sua equipe de motoristas a ser oferecido pelo PEBA, sobre a sensibilização de condutores de ônibus para a temática bicicleta. Bingo! O sonho reacendeu instantaneamente e o início de novembro mostrou-se a data mais adequada (em outubro estávamos no ENBA).

 

Como necessitaríamos de conhecer a cidade, suas ruas e demais espaços urbanos para entender como funcionava o trânsito e observar esse sistema complexo, chegamos a Petrolina ainda no final de semana. Por mais uma coincidência, o Nonato (um dos voluntários e atualmente articulador de Petrolina) veio no mesmo vôo a partir de Recife e já começamos uma troca valiosa de informações. Fomos recebidos pelo Frank (mais um voluntário sertanejo) e já saímos pedalando do aeroporto em direção ao centro da cidade.

Fomos conduzidos pelos dois e fizemos um giro pela cidade (indo também ao Juazeiro da Bahia). Percebemos que a cidade apresenta-se bastante plana, que possui estrutura de apoio cicloviário em algumas partes mas que, em sua maior parte, ciclistas e condutores de veículos motorizados compartilham as vias e, portanto, a atenção tem que ser sempre constante.

Ao cair da noite realizamos uma reunião de apresentação da rede para os novos Bike Anjos, apresentando nossos pilares e forma de funcionamento. E, no dia seguinte, 02 de dezembro, realizamos a primeira EBA em Petrolina, no Parque Municipal Josepha Coelho. Durante a semana já havíamos provocado a imprensa e a notícia já havia se espalhado na cidade. Realizamos em torno de quinze atendimentos e ajudamos pessoas a concretizarem seus sonhos.

 

No domingo à tarde, o Coordenador de Treinamentos da Viva Petrolina, Clodovaldo, nos encontrou para pedalar conosco pelas principais rotas de ônibus e descobrimos que Bike Anjo faz chover no sertão! Um temporal desabou sobre a cidade, mas nossas bicicletas continuaram firmes, ainda que parte dos pneus ficassem encobertos pela água.

 

Na segunda-feira, dia de iniciar o treinamento para os condutores de ônibus. O primeiro dia consistiu em uma apresentação mediada abrangendo uma apresentação da rede Bike Anjo, do CTB aplicado a ciclistas, de como ciclistas e condutores podem e devem conviver harmonicamente nas vias urbanas e também de escutar e conhecer as vivências dos condutores. Uma verdadeira troca de informações e a participação dos condutores da Viva Petrolina se deu de forma consistente. Foram organizadas duas turmas (uma no período da manhã e outra, no da tarde). Nesse dia também houve entrevista sobre o treinamento concedida ao vivo para a Rádio Jornal de Petrolina.

 

No dia seguinte foi realizado um treinamento prático para que os condutores de ônibus pudessem “sentir na pele” a sensação de um ciclista pedalando enquanto um ônibus passa sem guardar a distância de segurança de 1,5 m, prevista no CTB. Antes do treinamento, entramos ao vivo no telejornal matutino da rede Globo para todo o estado de Pernambuco, junto com alguns condutores.

 

No fim da reportagem, aproveitei o intervalo até a chegada dos condutores para inverter os papéis e dirigir um ônibus. A experiência é bastante diferente da de conduzir um veículo menos e uma das principais percepções é que existe uma grande área que fica como ponto cego a quem conduz o coletivo. Chegamos inclusive a tentar dimensionar e chegamos a uma área que corresponde da cadeira do motorista até a segunda janela de passageiros, o que torna essa região um perigo para ciclistas que permaneçam parados nela durante um sinal vermelho, por exemplo.

Em seguida, com a chegada dos demais condutores, foi a vez de eles se colocarem no papel dos ciclistas. Em duplas, eles pedalaram em linha reta numa área pré-estabelecida, em que eram ultrapassados por um ônibus a 50 Km/h e a pouco mais de meio metro de distância. Os sustos foram comuns e, obviamente, ressaltou-se a importância de realizar ultrapassagens em distância e velocidades adequadas para preservar a vida das pessoas. Ainda foi gravada mais uma reportagem, desta vez para a TV Grande Rio (a afiliada local da Globo), que foi ao ar nos telejornais do dia.

Por fim, o treinamento foi um evento bastante proveitoso e que deveria se repetir mais vezes, inclusive para outras empresas e cidades, para fomentar a boa convivência entre todos os usuários das vias urbanas.

Importante ressaltar que o treinamento foi apenas um primeiro passo no sentido de promover a integração entre transporte coletivo e bicicleta em Petrolina, que foi o tema das primeiras mensagens trocadas com o Eduardo, como já relatado. Esperamos fazer parte dessa corrente e que, em um futuro breve, a cidade possa concretizar essa integração.

PS.: Ainda em Petrolina recebemos convite para gravar uma reportagem para o Fantástico, que foi concretizada pelos voluntários do Bike Anjo Petrolina no final de semana seguinte e que foi ao ar nacionalmente em 16 de dezembro de 2018. Não assistiu? Veja aqui!

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support