Desafio dos 10 anos: 10 hábitos para começar a mudar hoje mesmo!

Dois mil e dezenove mal começou e a internet foi tomada por fotos de pessoas trazendo uma década de diferença entre o “antes” e “depois” onde podíamos notar, nitidamente, a diferença entre a quantidade de cabelo, barba, quilos e até colágeno. Essas fotos, fazem parte de uma corrente que viralizou pela internet intitulada como “Desafio dos 10 anos” ou “10 years Challenge”, no título original da brincadeira.

Independente da imagem física que você tinha há 10 anos ou tem hoje, gostaríamos de propor um outro exercício: que tal um desafio para daqui 10 anos? Desafiamos você a começar pensar HOJE numa vida com hábitos diferentes? Não é só pela estética que isso pode proporcionar, mas sim pela saúde e benefícios que isso pode trazer. Para você e para o planeta!

Sem dúvida, daqui a 10 anos, você vai sentir orgulho da pessoa que você era hoje.

1) Trocar o carro pela mobilidade ativa

É claro que esse seria nossa primeira dica de hábito a ser mudado! Não é segredo que o Bike Anjo acredita em cidades mais humanas, com mais pessoas e nos infindáveis benefícios que a bicicleta traz para seu corpo e para o meio-ambiente!

Mas nós estamos aqui para te contar (e lembrar sempre que possível) que: SIM! É possível mudar esse hábito aos poucos!

Comece por pequenos trajetos, aos finais de semana, quando as ruas são mais vazias. E, aos poucos, vá inserindo a bicicleta como veículo para pequenos trajetos como: ir à padaria, ao mercado… Quando menos perceber, você não vai mais querer tirar o carro da garagem para trajetos curtos!


Você sabia que: principais trajetos feitos por carro, nas grandes cidades, são para distâncias de 3 a 5km. E nesses mesmos trajetos em grande parte do dia, de bicicleta você sempre chega mais rápido, as vezes até a pé.

2) Beber muita água

Pode parecer uma dica boba, mas é muito importante ressaltar! O hábito de beber água com frequência é mais importante do que parece. Claro que isso vai depender do seu peso, mas o indicado é que bebamos, pelo menos, 2 litros de água por dia.

Se você não é bom de lembrar de beber água indicamos que ande com uma garrafinha sempre cheia! Há também quem coloque alarmes ou use aplicativos para lembrar de virar um copo d’água de tempos em tempos.

3) Uma vida com menos lixo

Você já parou para pensar no tanto de lixo que você (sozinh@) produz ao longo de uma semana? Se não, tente fazer esse exercício: observe além dos resíduos orgânicos (como cascas de frutas, restos de comida, etc., note a quantidade de vidros, plásticos e metais que são acumulados durante o período. Agora, multiplique por toda população mundial. E já refletiu sobre para onde vai esse lixo? Pois é!

Para nós, ciclistas, é muito comum andarmos sempre com uma garrafinha d’água pra dar aquela hidratada após o pedal. Mas não é nada mal criar o hábito de andar com uma garrafinha de água e encher, ao invés de comprar uma nova. Descole um copo ou caneca retornável para evitar o consumo de copos descartáveis a cada cafézinho que você pega no escritório. Hoje em dia é muito fácil encontrar “kits sustentáveis” compostos por talheres retornáveis, copinhos/canecas, canudos de aço e até escovas de dente de bambu.

Dá pra carregar na bolsa ou na mochila e começar hoje mesmo a gerar menos resíduos para o ambiente!

4) Consumir de pequenos produtores (ou plantar você mesmo!)

Outra prática que vai transformar sua vida é consumir alimentos e produtos feitos por pequenos produtores. Além de fortalecer e distribuir a renda para a ponta, comprar do pequeno produtor reduz (e muito) o impacto causado pela produção e distribuição das grandes indústrias. Pense em todo caminho que um produto faz até chegar à sua mesa: desde o plantio, uso de agrotóxicos, o processo industrial para conservação e embalagem, o trajeto percorrido por caminhões, emitindo quilos e quilos de gases a cada quilômetro…

Busque pequenos produtores, conheça os processos e insumos utilizados por eles. Se você tiver a sorte de ter um jardim, pode arriscar ainda plantar você mesmo!

Repense esse consumo!

5) Compre "de segunda mão" sim!!!

Nos dias atuais as opções para compra são tantas que é muito fácil cairmos na ostentação de comprar o que não precisamos. O que, dificilmente pensamos é em todo impacto que esse bem tem no meio ambiente até chegar às suas mãos (e depois disso!). Sempre que possível, priorize compras de itens usados, brechós e bazares. Além de ser muito mais barato, é mais sustentável para o planeta!

6) Tomar banhos mais curtos

Isso soa como frase de mãe e sabemos que, neste calor, é quase que impossível não querer um banho a cada 1 hora, mas vale a pena observar o tempo que você passa no banho.

Um banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se você fechar o registro ao se ensaboar, e reduzir o tempo do banho para 5 minutos, seu consumo cai para 45 litros. A redução é de 90 litros de água, o equivalente a 360 copos de água com 250 ml.

Fonte: Sabesp

7) Não comer carne (ou pelo menos, reduzir o consumo)

Muito além da exploração animal: a criação de gado (e animais para abate) promove o consumo de recursos naturais e danos ambientais em escala estratosférica. Uma das maiores bandeiras do vegetarianismo e do veganismo é o fim da exploração animal. Mas além dessa importante pauta, há outra pouco se fala: a degradação ambiental decorrente da indústria agropecuária. Se você se preocupa com emissões de gases, desmatamento e excesso do consumo de água, sem dúvidas vai repensar sobre comer qualquer tipo carne.

Comece reduzindo o consumo! Existem alguns projetos que estimulam a “Segunda sem carne” ou até mesmo “21 dias sem carne”. Eles são ótimos para repensar e acostumar seu corpo a outros sabores e alternativas!

Experimente!

8) Parar de fumar

Um cigarro tem, em sua composição, aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas. Além de fazer mal para o seu corpo, imagine o que isso não gera para o meio ambiente. Sem falar que: para onde vai cada bituca sua?

Parar de fumar trará benefícios para sua saúde e é para todos que estão ao seu redor que, sem querer, fumam passivamente. Conte com a bicicleta para te acompanhar nesta mudança de estilo de vida, por uma vida mais saudável!

9) Crie uma conexão com a Natureza

Todo mundo lembra da aula de ciências na escola onde @ professor@ mostrava como funciona todo nosso ecossistema: “a fauna e a flora convivendo em perfeita harmonia!”

Nós fazemos parte desse ecossistema, mas muitas vezes, vivendo nas grandes cidades, esquecemos da nossa conexão com ele. Reserve um tempo – sempre que possível – para resgatar esse contato: visite parques, sinta a grama, as árvores, vá para a praia, à cachoeira…

10) Sorria, abrace, dê bom dia, fale com seu vizinho, com o porteiro, o motorista do ônibus...

Essas práticas além de serem simples e ajudar na harmonia com as pessoas e no seu dia-a-dia, trazem mais positividade, energia e, consequentemente mais alegria para sua vida e todos a seu redor. Dizem que um dia só está completo depois de sete abraços e, para nós, ciclistas, receber um sorriso e um bom dia é muuuito mais gostoso do que uma buzinada gratuita!

Tem uma dica de hábito que pode contribuir para uma melhor rotina para os indivíduos e para o planeta? Compartilhe aqui!

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support