Bicicleta para cegos se torna realidade em Volta Redonda

O grupo local da ong nacional Bike Anjo, inova mais uma vez em questões como mobilidade, acessibilidade e inclusão social. Agora com o projeto Bike para todos, quando com bicicletas diferenciadas como ODKV, Tandem e Dobráveis trazem um jeito libertador de pessoas com deficiência visual, com síndrome de down, com TEA (Transtorno do Espectro Autista), mobilidade reduzida e idosos poderem pedalar com segurança e prazer pela cidade.

COMO COMEÇOU?

Conseguimos dar o ponta pé inicial a esse projeto, participando de um edital nacional chamado Fundo Local Bike Anjo, em que ganhamos uma verba de 6 mil reais que foi usada para aquisição de bicicletas dobráveis para atendimentos personalizados a pessoas com Síndrome de Down e TEA. Com parte dos recursos desenvolvemos também o ponto chave do projeto, o Kit reversível conhecido como ODKV (O de cá vê), que transforma um par de bicicletas gêmeas convencionais urbanas em uma ferramenta de inclusão, acessibilidade e liberdade, dando oportunidade ao deficiente visual de guiar a bicicleta em uma experiência sensorial incrível, diz André Vaz, Articulador do Bike Anjo Volta Redonda.

O que nos motivou a aplicar aqui essas soluções, foi quando no Desafio Intermodal na semana de trânsito em setembro do ano passado (2017), conhecemos Nádia, uma pessoa com deficiência visual e muito corajosa, que mostrou ao vivo as dificuldades em utilizar o transporte público em Volta Redonda ao seguir conosco num teste, acompanhada de um cadeirante e uma equipe de TV.

O QUE É O DESAFIO INTERMODAL?

O desafio intermodal é como uma corrida de regularidade, seguindo as regras de trânsito e cidadania, em que comparamos a eficiência de diversos modais de transporte: carro, ônibus, bicicleta, moto, skate, patinete, bicicleta elétrica, caminhada e outros que possam surgir. Ano passado o ganhador foi o Sr. Carlos Souza, ciclista de 68 anos, que fez o tempo de 14 minutos da Praça Brasil ao RISP na Vila Mury.

Depois desse dia Nádia foi ao nosso encontro na EBA (Escola Bike Anjo) e teve a experiência de pedalar numa Tandem, bicicleta para duas (ou mais) pessoas, com os assentos e os pedais alinhados um atrás do outro. Uma manhã de pedalada que nos motivou a buscar novas soluções para pessoas que tenham qualquer tipo dificuldade ignorada pelo sistema, pois Nádia saiu muito empolgada e propagou histórias desse dia pra todos de seu convívio, inclusive outras pessoas com deficiência visual de sua escola.

Temos experiência em encarar desafios, pois mesmo com recursos limitados já fazíamos atendimentos personalizados, ensinando pessoas com Síndrome de Down e TEA a pedalar com autonomia. Nossa voluntária Daniele Assunção, foi a precursora ao desenvolver uma abordagem diferenciada de atendimentos exclusivos com a participação da família de acordo com o grau de cada aluno.

Desta forma que definimos as bicicletas dobráveis para atender melhor e um número maior de pessoas com este perfil, pois cada voluntário ficará com uma bicicleta dobrável e irá disponibilizar uma hora por semana para o ensino personalizado num local em comum para ambos, facilitando assim a aproximação e confiança do aluno que poderia ter resistência em ambientes incomuns à sua percepção com muitas pessoas ou outras distrações.

O projeto Bike para todos terá lançamento no domingo, dia 16 de dezembro às 9h na rua 33 e terá continuidade ao longo do ano de 2019, quando além das aulas semanais personalizadas, faremos também passeios programados por vários locais da cidade com pequenos grupos. Por isso é muito importante o cadastro prévio no evento para podermos programar melhor as próximas atividades e aquisição de novos equipamentos pra ampliar nossa capacidade de atendimento. 

Estamos em busca de patrocinadores locais pra conseguir mais bicicletas especiais, o próximo passo é adquirir uma Handbike, bicicleta onde pessoas que não tenham o movimento das pernas pedalem com o uso das mãos. Caso sensibilizar um grande patrocinador para assumir em totalidade o investimento que precisamos seja difícil, uma opção seria cada patrocinador ficar com a responsabilidade de aquisição e manutenção de uma bicicleta ou kit, tendo esta sua marca e um evento de lançamento.

Então lembrando, o projeto Bike para todos tem como público: Pessoas com deficiência visual, com síndrome de down, com TEA (Transtorno do Espectro Autista), mobilidade reduzida e idosos.  Se você se encaixa nessas característica ou conhece alguém assim que tenha coragem e vontade de conhecer um mundo novo e superar barreiras…

Evento Gratuito

Domingo, 16 de dezembro de 2018 às 9h 
Rua 33, Vila Santa Cecília, Volta Redonda – RJ

Para saber mais

Faça a inscrição e esteja presente no evento de lançamento desse projeto que é de arrepiar. Acesse: facebook.com/BikeAnjoVoltaRedonda

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support