Dia Mundial Sem Carro: 10 motivos para deixar o carro em casa!

Fizemos uma pesquisa informal para descobrir qual a principal motivação para deixar o carro em casa no dia (ou no mês) mundial sem carro! Notamos que cada pessoa tem seu motivo particular para deixar o carro na garagem e optar por outra alternativa de mobilidade: seja de bike, a pé, transporte coletivo… 

O importante é: essa decisão, sem dúvidas, reduz os impactos causados pela emissão de gases de efeito estufa gerados pelos milhões de veículos automotores que circulam no planeta. Isso sem mencionar os outros impactos causados às cidades e qualidade de vida das pessoas.

Seja qual for seu motivo para abrir mão do carro, nós agradecemos!
E se você ainda não tem um motivo claro, abaixo listamos 10 deles, para inspirar!

01. PARA ECONOMIZAR

Todo mundo sabe e concorda: carro custa! IPVA, combustível, estacionamento, seguro… Sem falar no tempo dedicado a ele (e nele). E, como dizem, “tempo é dinheiro”. Então, muitas pessoas têm optado por não ter carro – ou só utilizarem para casos extremos – como uma forma de economizar.

02. PARA PERCEBER A CIDADE

Existe vida do lado de fora do carro! Quando andamos a pé, pedalamos ou até utilizando o transporte público, prestamos muito mais atenção nas coisas que acontecem ao nosso redor do que quando estamos trancados dentro de uma grande lata, isolada por vidros e climatizada com um ar artificial. Experimente esse exercício por uma semana e perceberá o quanto sua sensibilidade para os sons, cheiros, movimentos e detalhes mudará!

03. PARA FUGIR DO TRÂNSITO

Independente de “ser dinheiro” ou não, nosso tempo é preciosíssimo. Muitas vezes, na inércia do dia-a-dia não refletimos sobre o tempo que dedicamos a determinadas atividades. Há um estudo que diz que uma pessoa que vive em uma grande metrópole, como São Paulo, por exemplo, perde 1 mês e meio por ano, parado no trânsito! Se for pensar que, a cada ano, um trabalhador tem direito a 1 mês de férias, fica meio desproporcional essa dedicação de tempo, não é mesmo?

04. PARA TER MENOS ESTRESSE

O trânsito estressa. E isso forma uma bola de neve de pressão e desrespeito que faz com que motoristas fiquem muito mais agressivos do que, de fato, são. Tem gente que parece outra pessoa quando está atrás do volante. 

Sair um pouco dessa realidade, além de mais confortável, é mais saudável!

Experimente pedalar por uns dias, que você verá como seu humor aumentará ao mesmo tempo que o nível de estresse despenca! 

A paz mundial chegará de bike! 😛

05. PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

Mais tempo, menos estresse = uma vida mais saudável. Afinal, não é só de alface que vive a saúde! O trânsito e as rotinas nas grandes cidades afetam diretamente na nossa saúde física e mental! Olhar pra isso e se cuidar é urgente!


A campanha Bicicleta Nos Planos, realizada pelo Bike Anjo e pela UCB, desenvolveu um infográfico que mostra a importância da bicicleta para a saúde pública e cuidado com a saúde física e mental. VEJA AQUI o infográfico completo.

06. PARA PERDER PESO

Além dos índices de saúde, muitas pessoas encontraram nas pedaladas ou caminhadas uma motivação para sair do sedentarismo e, muitas vezes, perder peso. É importante dizer que “melhorar a saúde” não quer dizer, obrigatoriamente, perder peso, mas muitas vezes é necessário perder peso por motivos de saúde! Em ambos os casos, a bicicleta costuma ser uma boa pedida!

07. PORQUE PEDALAR É MAIS GOSTOSO

Tem gente que deixa o carro em casa (ou simplesmente, nem o possui) por que já está absolutamente convencido de que pedalar é bem mais gostoso mesmo e consegue se virar muito bem com essa forma de mobilidade!

08. PARA CURTAS DISTÂNCIAS

Será que a gente precisa mesmo tirar o carro da garagem toda vez que vai ao supermercado, à padaria, ao shopping…? Muitas vezes essas distâncias poderiam ser feitas de bicicleta ou até mesmo a pé. “Ah! Mas eu só uso o carro para ir trabalhar” Você sabe quantos km você percorre de sua casa até o trabalho? Sabia que muitas pessoas moram a menos de 5km de distância do trabalho e ainda assim, vão de carro trabalhar, todos os dias?

A bicicleta é o mais eficiente dos modos em deslocamentos até 8 km! Experimente.

09. PARA CONHECER PESSOAS INCRÍVEIS

Por cidades mais humanas, onde as pessoas se olhem, se cumprimentem, desejem um bom dia. É muito difícil manter o ‘calor humano’ isolado dentro de um carro. Já andando, pedalando ou no transporte coletivo, o calor humano é garantido e dá até pra fazer umas amizades (e quem sabe, até se apaixonar!) por aí. Quem nunca teve um amor de metrô não conhece as verdadeiras vantagens de deixar o carro na garagem! 😛

10. Para Deixar um mundo melhor para os filhos

Se nada disso foi suficiente para te fazer repensar outras formas de se locomover na cidade e deixar o carro na garagem neste Dia Mundial Sem Carro, deixamos este último motivo – que nos parece muito plausível!

Olhar para o futuro do planeta (seja para os SEUS filhos ou para os filhos que estão por vir) significa compreender e refletir sobre os impactos gerados pelo homem durante sua passagem pela Terra. Estima-se que 72,6% da emissão de gases efeito estufa em São Paulo, são gerados por veículos automotores. (Fonte: Exame / 25 maio 2017)

Então, que tal começar ainda esse mês a mudança que queremos pro mundo?

E você? O que te motiva a deixar o carro em casa e optar por outras formas de mobilidade? Comente aqui!

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support