Programa Bicicleta Brasil – O imaginário do Brasil amigo da bicicleta

Imagine todos os municípios brasileiros acima de 20 mil habitantes promovendo a política pela bicicleta de forma concreta – com infraestrutura cicloviária, bicicletários espalhados pela cidade e integrados ao sistema de transporte público, equipamentos de apoio a ciclistas com banheiros públicos e bebedouros, campanhas de divulgação dos benefícios da bicicleta, programas de educação no trânsito para e pela bicicleta e até mesmo rotas cicloturísticas que conecte municípios.

Parece um sonho, não?

Pois isso é o que visa o Projeto de Lei da Câmara dos Deputados n° 83, de 2017, para instituir o Programa Bicicleta Brasil. A proposta desse Projeto de Lei é criar um programa a nível nacional dentro da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades que incentivará a bicicleta como meio de transporte e buscar sua implementação nestas cidades.

O Programa Bicicleta Brasil (PBB) é ousado ao legitimar e tornar mais palpável medidas que condizem com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), que coloca claramente prioridade a pedestres e ciclistas em detrimento dos veículos motorizados individuais (carros e motos). Na prática, o PBB propõe, por exemplo, o apoio a estados e municípios na promoção da bicicleta, o que supre uma deficiência técnica e política em muitos casos nessas instâncias. Também se apresenta caminhos para promoção da bicicleta como alimentadora do sistema de transporte público coletivo, estimulando, assim, a inclusão e acessibilidade. Vemos ainda o estímulo e importância de rotas intermunicipais para turismo e lazer, que consequentemente atenderão também para transporte, de modo a promover a acessibilidade em deslocamentos pendulares, bem como a qualidade de vida e a economia pública geradas nas práticas do esporte, do lazer e do cicloturismo.

 

Mas como vão bancar isso tudo?

O PBB também prevê uma série de medidas de designação de recursos específicos para a bicicleta, em especial para a expansão e melhoria da malha cicloviária, como arrecadação de multas, impostos sobre combustíveis ou mesmo contribuições e doações de diferentes fontes. Mais interessante ainda é visualizar a formalização de parcerias público-privada com instituições da sociedade civil para colaborar com a implementação das ações do PBB.

Vale ressaltar também a importância dada no programa para a transparência e disposição de dados abertos sobre a arrecadação das multas de trânsito pelos governos municipais, estaduais e federais como ferramenta de controle social das medidas de promoção da bicicleta no Brasil.

Basicamente, pode-se dizer que este programa estruturaria a política pública pela bicicleta no Brasil em âmbito federal, estadual e municipal. Isso pode significar equipes dedicadas a bicicleta nessas instâncias, organizações da sociedade civil mais fortalecidas e, claro, cidades mais amigas da bicicleta.

É com esse imaginário em mente que a UCB (União de Ciclistas do Brasil) está acompanhando em Brasília todo o trâmite de aprovação do PBB e visando garantir que tenhamos essa grande conquista para o Brasil e para nossas cidades. Atualmente o projeto de lei está na mão do relator, Senador Ricardo Ferraço, para dar seu posicionamento e levar o projeto para votação no Senado, caso aprovado nesta instância segue para sanção presidencial.

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support