Bike na Obra

No I Encontro Nacional Bike Anjo – ENBA em 2014, foi solicitado aos signatários da rede, que representavam suas cidades, que escrevessem em um painel e depois apresentassem, entre outras coisas, as pretenções de atividades para desenvolverem em 2015. A ambição de ampliar a massa crítica belenense com trabalhadoras e trabalhadores da construção civil, público que mais utiliza a bicicleta para deslocamentos diários na capital paraense, visível em 2014 e constatado por pesquisa do DETRAN-PA em 2017, fez com que o anjo Murilo Rodrigues escrevesse sobre uma possível e necessária campanha educativa com o público-alvo supracitado. Começava ali o Bike na Obra.

A ideia começou a ser estruturada em texto com ajuda de Leonard Grala no ano seguinte e ficou adormecida por falta de recursos até a possibilidade de inscrevê-la no Edital de Fundo Local Bike Anjo, no final de 2017, onde foi agraciada e começou a ser tirada do papel. A ambição do projeto é grande e o valor orçado é muito maior que o valor ofertado pelo edital, mas foi o pontapé inicial necessário, que somado a determinação do voluntariado belenense começou a sair do papel no início de 2018, após o apoio de lojas de bicicletas de Belém e empresa administradora de condomínios, conseguimos os dois itens imprescindíveis.

 

O projeto consiste em ações educativas e de empoderamento para o uso da bicicleta pelo público-alvo, que estão sendo realizadas em canteiros de obras, sindicato, curso de formação para pedreiros e blitz nas ruas. Para tal, foi construído coletivamente um infográfico em forma de calendário 2018 para ser distribuído gratuitamente, com informações do Código de trânsito Brasileiro – CTB, dicas e a garantida do direito de ir e vir, com objetivo não só de informar, mas principalmente trazer o sentimento de pertencimento a cultura da bicicleta, mostrar que temos o direito à cidade e devemos resistir nas ruas para ampliar nossa visibilidade e assim garantir políticas públicas e melhores condições de trafegabilidade.

Aliada ao calendário, uma placa refletiva com logo do projeto e a palavra apelativa “RESPEITE” é entregue, com o objetivo de suprir a obrigatoriedade do CTB, garantindo a visibilidade de quem trafega de bicicleta no período noturno por ruas pouco iluminadas, criando também um elemento simbólico que vislumbra construir uma relação de cumplicidade entre os que pedalam, enaltecendo a categoria que cotidianamente brava os deslocamentos urbanos em condições adversas e garantem Belém como uma cidade que respira bicicletas.

As intervenções têm sido feitas com excelente aceitação por parte das trabalhadoras e trabalhadores da construção civil. Sempre com boas indagações, desabafos, dúvidas pertinentes e a gratidão por estarem sendo atendidos por um projeto dedicado exclusivamente a categoria. Alguns relatam que pedalam há décadas e nunca receberam qualquer tipo de orientação sobre o uso da bicicleta. Outro discurso recorrente é que não tinham certeza que o ciclista pode (e deve!) ocupar as vias de tráfego quando não há segregação para bicicletas. O principal é a gratidão por se enxergarem no material impresso. Por reconhecerem suas bicicletas e, principalmente, por deixarem a invisibilidade social.

O projeto está só começando a ser implantado em Belém. Aguardamos várias empresas avaliarem o mesmo e se manifestarem de que forma poderão abraçar a causa e contribuir. E nesse curto período, o compartilhamento de fotos das ações pelos signatários do Bike Anjo já apontam que será replicado em outras capitais. Esperamos assim contribuir para a ampliação da massa crítica tão necessária para as efetivas transformações sociais em nossa sociedade.

 

 

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support