ODKV – Bicicleta é inclusão!

Você já ouviu falar na Bicicleta ODKV?
 
 
A bicicleta ODKV (“o de cá vê”) consiste em 2 bicicletas conectadas por uma barra de aço e ela foi idealizada por um pai que tinha o desejo de pedalar com seu filho que é deficiente visual.

A ideia era que essa bicicleta proporcionasse às pessoas que têm alguma limitação visual o prazer de sentir o ventinho no rosto enquanto pedala.

Ela funciona exatamente como o nome propõe: uma pessoa que enxerga vai ao lado de outra que é deficiente visual auxiliando, quando necessário. Por isso, “O de cá vê!”. Assim, durante todo o percurso as duas pessoas pedalam e isso faz com que, na maioria do trajeto, o cego guie e tenha total autonomia sobre a bicicleta (isso mesmo que você leu, o cego que guia!). Legal, né?

 
 
Mais legal ainda é que, com o uso da bicicleta, percebemos que a inclusão dela vai  muito além…
 
A ODKV também é uma ótima opção para ajudar pessoas autistas em suas primeiras pedaladas, uma vez que não é necessário tocar na pessoa para guiá-la e auxiliar no equilíbrio enquanto ela ganha confiança. Assim, a pessoa autista se sente muito mais confortável dentro do seu espaço!
 
Hoje, dia 2 de abril, é o dia mundial de conscientização sobre o autismo e a rede Bike Anjo apoia e utiliza a bicicleta como ferramenta de inclusão para todas as pessoas!
 
Em algumas cidades, temos a bicicleta ODKV disponível em nossas EBAs, para quem quiser simular a experiência e para incluir pessoas que têm alguma necessidade. Além disso, temos a EBA Entre Todos, com foco em pessoas com alguma restrição cognitiva, de mobilidade e ou sensorial.
 
ONG Embrião
  
A ODKV foi desenvolvida pela ONG Embrião que atua em parceria com outras instituições e organizações para promover a conscientização e a inclusão social.
 

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support