Comece o ano pedalando! Pergunte-nos como

E que tal se você usar a virada do ano para (re)começar a pedalar? É possível!

Veja as dicas a seguir com alguns passos importantes para você se preparar antes de sair por aí pedalando no dia a dia, seja para seu trabalho, seus estudos ou mesmo para circular pelo seu bairro. Aproveite para divulgá-las aos seus amigos e parentes para um melhor convívio entre bicicletas e carros! 0=D

10917637_10152947228497719_1023891864_n

Passo 1. Deixe sua bike no ponto. Garanta que os freios, câmbio, corrente e pneus estejam bem regulados. Para ter mais conforto, equipe a bicicleta com bagageiro. E não se esqueça das luzes traseira e dianteira! Se não tem bicicleta ainda, comece pedindo do seu vizinho ou parente emprestada.

Passo 2. Planeje sua rota. No caso do seu trabalho ou compromisso rotineiro, monte seu trajeto por caminhos alternativos às vias principais. Pratique no fim de semana e procure outros que já pedalam pra te acompanhar para ganhar preparo.


Mora muito longe? Pense na integração com o transporte público, fazendo apenas uma parte do trajeto de bicicleta e o restante de ônibus, trem ou metrô. Uma bicicleta dobrável pode ser uma boa opção para isso.


Passo 3. Consulte no seu trabalho/escola. Pergunte no seu destino se tem onde deixar a bicicleta e, caso não houver, tente mostrar os benefícios de estimular essa prática e mande nossa carta de apoio ao ciclista (veja AQUI). Não conseguiu mesmo assim? Procure um local próximo onde possa estacionar sua bike com segurança.

Passo 4. Prepare a mochila. Sempre tenha água e, caso o clima demande, capa de chuva para os momentos inesperados. Para não transpirar tanto, use uma roupa leve e na mochila coloque a roupa de trabalho/estudo e uma toalhinha. (Dica: coloque dentro de uma pasta para não amassar). Coloque a mochila em um bagageiro que também ajuda a transpirar menos.

Passo 5. Pedale com tranquilidade. Opte por horários mais cedo, quando o trânsito está mais calmo e o sol mais fraco. Não tenha pressa – você vai chegar mais rápido que outros modais e irá transpirar menos. A noite, não esqueça de sempre manter as luzes dianteira e traseira da bicicleta acesas.

Passo 6. Se envolva! Conheça organizações, coletivos, movimentos ou passeios ciclísticos para se juntar a outras pessoas que pedalam por aí.

E caso precise de um empurrãozinho, CHAME UM BIKE ANJO: bikeanjo.org/bikeanjo

Veja outras dicas: bikeanjo.org/dicas

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support