Bike Anjo – o que tá rolando pelo Brasil

Definitivamente algo que não tinhamos noção com a criação do projeto Bike Anjo é como esta seria uma ideia tão replicada em todo o Brasil (e até no mundo!). Dá uma sensação boa de acreditar na espécie humana, que ainda priorizamos o coletivo e pensamos na nossa sobrevivência!!

Como se não bastasse, estas cidades que adotaram o projeto Bike Anjo (até agora já são 26) estão pensando além! Algumas estão fazendo divulgações e saindo de montão na mídia, outras estão criando ideias incríveis com a proposta de ampliar o número de ciclistas e ajudar cada vez mais os iniciantes.

Gostariamos de agradecer imensamente por estas pessoas que estão fazendo a coisa acontecer, expandindo e inovando o Bike Anjo e divulgar abaixo algumas dessas novidades que estão rolando pelo Brasil:

Bike Anjo Coletivo (Manaus)

Conhecida também como Quinta Coletiva, o Bike Anjo de Manaus está organizando um Bike Anjo Coletivo. É isso mesmo que você está imaginando. Ao invés de fazer o acompanhamento para começar a pedalar de apenas uma pessoa, eles estão fazendo um encontro semanal para oferecer o serviço (também gratuitamente) para um grupo de iniciantes. O encontro serve para passar o Bê-a-bá da bike: aprender a se equilibrar, trocar de marcha, mecânica da bike, sinalização no trânsito e como se preparar para as primeiras pedaladas na rua.

Incrível, não?!? E se você é de Manaus e quer pedalar, o que está esperando para participar?? Se inscreva no site e comece Quinta que vem: Bike Anjo Coletivo

Bike Escola Anjo (Recife)

Mais uma ciclista saiu do forno! Desta vez em Recife, graças aos Bike Anjos Lucio e Enio. Eugênia comprou uma bicicleta com a meta de até o final do ano pedalar com frequência em passeios noturnos e por Recife. Comprou a bicicleta, mas não sabia pedalar…

Algo que parece cada vez mais comum em muitas capitais do Brasil é o fato das pessoas não terem mais aquele contato com a bicicleta na infância, de não aprenderem a pedalar nunca na vida!!! Se você também não sabe, não sinta vergonha. Uma boa parte da culpa disso está na forma como nossos prefeitos construíram as cidades brasileiras, excluindo espaços para a bicicleta e eliminando práticas comuns de antigamente, como jogar bola na rua.

Parte da crença do Bike Anjo é de resgatar essa (con)vivência nas ruas, através dessa máquina tão simples que é a bicicleta. Muitos deixam de nos escrever por acharem que precisa já ter alguma experiência com bicicleta antes de pedir um Bike Anjo. Experiências como a de Recife mostram que estamos aqui também para isso e que o importante é a determinação. O resto deixa com a gente… 😉

Vale a pena ler e ver a bela experiência de Bike Escola Anjo feita em Recife escrito por Enio Paipa.

 

Bike Anjo RJ bombando! (Rio de Janeiro)

Foto: Cibelle Brito

Com um pouco mais de dois meses de vida, nunca vimos a ideia do Bike Anjo pegar tão rápido como no Rio de Janeiro! Nesse pouco tempo, um grupo fantástico já se articulou, fizeram encontros e muitas ações sairam disso tudo.

A principal é que o Bike Anjo do Rio de Janeiro já conta com site próprio da iniciativa (bikeanjorio.wordpress.com), que já conta com um mapeamento dos bike anjos e em breve sairá um sistema próprio de solicitação de pedidos.

E não é que já tiveram resultados com isso? Semanalmente estamos recebendo pedidos de imprensa querendo escrever sobre a iniciativa no Rio! Uma delas já saiu, no jornal O Globo, com uma cobertura bem bacana: “Como pedalar sem medo” (O Globo).

E as ajudas dos Bike Anjos também já começaram! O relato do Robson Combat sobre sua primeira experiência como Bike Anjo “oficial”, além de várias dicas muito boas, podem ser vistas aqui: “O primeiro Bike Anjo” (blog A vida de bicicleta).

Este post é para agradecer, parabenizar e homenagear a tod@s essas pessoas incríveis que estão replicando a ideia do Bike Anjo para os quatro cantos do Brasil!! O NOSSO MAIS SINCERO OBRIGADO!!!

Conheça todas as cidades que contam com Bike Anjos

 

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support