Como ensinar alguém a pedalar

Nossa EBA – Escola Bike Anjo está sendo um sucesso! Para quem não sabe, a EBA é uma oficina que acontece em várias cidades do Brasil (veja AQUI) para ensinar pessoas que nunca pedalaram antes, ou mesmo tirar dúvidas de quem já pedala, mas tem alguns receios de usar a bicicleta no dia a dia.

E nesse meio tempo muitos novos Bike Anjos tem nos trazido o interesse de começar uma EBA em sua cidade ou mesmo de quererem ensinar outras pessoas a dar as primeiras pedaladas. Bom, esse texto é para você! 😉

Você vai ver que é muito simples ensinar alguém a pedalar! Junte-se a nós.

Foto: Upslon
Foto: Upslon

Para sermos beeeem sincero, começamos a ensinar as pessoas a pedalar sem saber muito e aos poucos fomos vendo o melhor método. E percebemos que não há melhor método ;-), mas existe o método que cada Bike Anjo se sente melhor e, claro, que deixe o iniciante o mais confortável e calmo possível para uma experiência agradável.

Aqui vão algumas dicas rápidas de como ensinar alguém a dar as primeiras pedaladas:

1- Ensine como funciona o freio: sugira sempre manter dois dedos no freio e não apertar com força, e tente manter a pessoa relaxada (uma piadinha cai sempre bem nessas horas! 😉 )

2- Coloque o banco bem baixo para o iniciante colocar os dois pés no chão. Aí peça para ir “remando” com os pés, tentando mantê-los cada vez mais fora do chão, se equilibrando na bike.

3- Ensine como dar a arrancada: coloque o pedal em 45 graus pra frente (sugira sempre começar a arrancada com o mesmo pé) e dê o impulso não só empurrando o pedal com o pé pra baixo, mas empurrando também com o corpo pra frente para ganhar velocidade.

4- Atingir velocidade: a pessoa ganha mais equilíbrio se conseguir mais velocidade (não precisa ser velocidade máxima, né?!), então fale para o iniciante não ficar com medo de ir mais rápido.

5- Segure a bicicleta para dar apoio: Enquanto a pessoa vai praticando as primeiras pedaladas, vá dando um suporte segurando a bike. Tem Bike Anjo que gosta de segurar no bagageiro (quando tem), outros no selim e outros no guidão. Vão testando o melhor método para vocês, mas só evitem fazer muita força, se não a pessoa não tem noção do seu ponto de equilíbrio (além de que você vai ficar quebrado no dia seguinte. 😛 )

6- Se a pessoa estiver muito nervosa ou não estiver conseguindo: prenda a roda dianteira nas suas pernas e segure o guidão. Peça pra pessoa colocar os dois pés no pedal e sentir onde está o eixo gravitacional da bike (fica abaixo do umbigo). É a cintura e as pernas que vão dar o suporte para ela se equilibrar, então pratique um pouco essa posição para a pessoa se acostumar. Depois retome o exercício de pedalar.

7- MUITO IMPORTANTE: pergunte sempre se a pessoa está cansada e sugira que ela descanse e tome uma água para não desidratar e ficar com dores.

 

Viu como é simples? Comece agora mesmo a ajudar outras pessoas a aprender a pedalar. Seja um Bike Anjo!

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support